Painel  do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Planeta Dadinho

Por José Jorge Farah (04/04/2023)

Planejamento: o futuro do nosso esporte.

Ao assumirmos a entidade máxima do nosso esporte, reiteramos o compromisso com tudo que já havíamos programado para fazer pelo esporte, montando, a princípio, uma diretoria sólida e mantivemos a certeza de que poderíamos fazer tudo que nos programamos para fazer. Com a ajuda dos Vice-presidentes de modalidades, deixamo-nos de nos preocupar com os detalhes técnicos para podermos nos dedicar a, de fato, divulgar e procurar investimento (seja ele privado ou governamental).


É verdade, porém, que apenas agora podemos dar sequência a esta possibilidade, posto que precisávamos de um ano forte e seguro como foi 2022 após a parada pela qual nossa modalidade passou mesmo com as consequências de uma parada tão grande no esporte - primeiro passo foram os eventos nacionais grandiosos e com muitos adeptos, na sequência foi resguardar a entidade financeiramente, pois precisamos muito de verbas pois para fazer o esporte crescer é mister aporte financeiro para tal.


Agora estamos em campo na busca de patrocínios, parcerias e receitas, venham elas de onde vierem. Para isso precisamos de pessoas trabalhando com este intuito, já nos aproximamos de secretarias estaduais, e municipais, e estamos agora em busca do apoio do governo federal, agendando reuniões com autoridades para demonstrarmos como o esporte precisa (e quer) crescer. Lembro aqui aos amigos que o futebol de mesa assim como tantos outras modalidades, configura-se não apenas como esporte mas também como uma ferramenta de interação social.


Estamos também dando início ao EAD (Ensino a Distância). Pretendemos criar a escola do esporte em âmbito nacional e estadual, propiciando aos atletas, possibilidade de ganhos com o esporte seja como professores ou ministrando palestras. A ideia da “universidade” é antiga, e para viabilizá-la procuramos também parcerias com Universidades de grande porte e com histórico dentro da Educação Física. Já estamos em contato com o CREF4-SP do estado de São Paulo para propiciar aos atletas a filiação à entidade como “provisionados” com a chance de trabalho na área devidamente regulamentados. Em breve deveremos ter novidades sobre isso.


A busca pelo profissionalismo é grande e árdua, porém, temos a certeza de conquistar novos horizontes, sempre embasados na seriedade e na certeza de um trabalho sério. Agradeço aos amigos pela paciência, fico à disposição para bons bate-papos. Voltaremos na próxima coluna com muitas novidades e quem sabe com coisas palpáveis e já realizadas. Abraço a todos.


Biblioteca de "CBFM em ação"
Reler publicações anteriores de José Jorge Farah

José Jorge Farah Neto, 65 anos, gestor desportivo e jornalista, nasceu em São Paulo, capital, presidente da CBFM (desde 2020) e da FPFM (desde 2018), anteriormente ocupou a cadeira da presidência da Federação Paulista de 2007 a 2014. Autor do "Almanaque do Futebol Paulista" de 2000 a 2014, o historiador de futebol de mesa José Farah tem inúmeras contribuições ao futebol de mesa nacional e dentro da plataforma Mundo Botonista escreve sobre gestão esportiva e sobre os bastidores das instâncias que comandam o futebol de mesa no Brasil.
....................................

farah@mundobotonista.com.br

(011) 99944-3000



Posts anteriores 
Por Sérgio Travassos 16 mai., 2024
De toque em toque
Por Quinho Zuccato 15 mai., 2024
1toQuinho+
Por Jonnilson Passos 11 mai., 2024
Botão com ciência
Por Erismar Gomes 10 mai., 2024
Doze giros
Mostrar mais
Share by: