Painel  do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Roberto de Lara Rodrigues (28/03/2024)

Você está preparado para o campeonato?

Com o corre-corre diário e as responsabilidades da vida adulta, muitas vezes deixamos de lado a preparação para jogar um campeonato. Seja uma etapa estadual ou um campeonato nacional, a preparação e o planejamento serão os diferenciais para alcançar o sucesso. Coisas simples como treinar com um amigo, praticar jogadas específicas de passagem de defesa, realizar chutes de diversas posições, escolher times e palhetas, preparar flanelas e mentalizar suas jogadas deveriam ser feitas muito antes do campeonato começar. Já vi muitos jogadores, inclusive os de ponta, levarem seu material para a competição e alguns minutos antes do início, decidirem que palheta vão usar, que time vão jogar, simplesmente dando uns poucos chutes a gol. Isto é preparação? Tem como melhorar? O que você faz antes dos campeonatos?

A preparação inclui estudo dos seus adversários - casualmente conseguimos assistir as partidas de muitos jogadores, seja pessoalmente ou por transmissões como as que o Mundo Botonista faz. É importante analisar as táticas, técnicas e estratégias utilizadas pelos jogadores, estudar uma forma de limitar seus pontos fortes: como um posicionamento de chute, lado da mesa, goleiro mais adiantado ou enterrado. Esse esforço pode lhe fornecer uma vantagem no confronto.

Para um campeonato: O que te motiva? Como criar o foco? O que você realmente quer neste campeonato?

É o título? Então visualize seu nome na galeria de campeões.

É o troféu? Então visualize você recebendo o troféu com os amigos te aplaudindo.

É chegar o mais longe possível no campeonato? Então dedique-se aos treinos e analise bem seus adversários.

É vencer um atleta em específico? Então estude os vídeos dos jogos dele e concentre-se para esta partida.

Defina sua estratégia, seu planejamento e você estará preparado.

Lembrem-se que muitos botonistas vão para um campeonato não com o intuito de ganhar, mas sim de participar e ver os grandes amigos que fez no futebol de mesa, e não há nada de errado nisso. Só conseguimos nos encontrar uma ou duas vezes no ano... às vezes nem isso. Claro que é importante esse contato com os amigos. Mesmo sem vencer ou alcançar o título, a experiência do campeonato terá valido a pena e, ademais, essa convivência com os amigos é única. Então aproveite.

Biblioteca de "Jeito & força"
Reler publicações anteriores de Roberto de Lara Rodrigues

Natural de Guarapuava-PR, Roberto de Lara Rodrigues, 43 anos, é bacharel em Educação física e o maior campeão individual de todos os tempos na modalidade 12 toques, tendo conquistado cinco Campeonatos Brasileiros e seis Copas do Brasil individuais. A genialidade e aptidão para as palhetadas vêm de família: Além de ter podido contar sempre com os conselhos do pai, Nilson Rodrigues (maior campeão Brasileiro máster da história), Robertinho tem no primo, Rogério Nascimento (ex-campeão Brasileiro e Mundial) um grande parâmetro e um afiado parceiro de treinos para as grandes competições. Aqui no Portal Mundo Botonista, Rodrigues brinda a comunidade do futebol de mesa com crônicas exclusivas para a coluna Jeito & Força.

....................................

robertinho@mundobotonista.com.br

Posts anteriores 
Por Sérgio Travassos 16 mai., 2024
De toque em toque
Por Quinho Zuccato 15 mai., 2024
1toQuinho+
Por Jonnilson Passos 11 mai., 2024
Botão com ciência
Por Erismar Gomes 10 mai., 2024
Doze giros
Mostrar mais
Share by: