Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Gustavo Martorelli (14/07/2025)

A maioria agrega

Saudações, amigo botonista. Espero encontrá-lo bem. Nosso texto de hoje sai um pouco da tônica comum da coluna, onde levanto alguns assuntos mais ácidos e polêmicos e, pensando um pouco no nome da coluna — Jogo de Cavalheiros — quero focar e exaltar o aspecto fraternal do nosso esporte: a solidariedade. 

Em um mundo onde as rivalidades e as diferenças parecem muitas vezes sobrepujar a capacidade de cooperação, pode existir um grupo de pessoas que desafia essa lógica. Apesar das divergências e da rivalidade dentro das mesas, a maioria dos nossos sabe olhar para uma grande necessidade e agir com compaixão.

Os que já estão em nosso meio há mais tempo com certeza sabem de inúmeras histórias em que uma causa comoveu toda a comunidade e assim tem sido nos últimos anos também. Desde visitas a hospitais quando colegas estão enfermos para dar um abraço e levar um encorajamento tão substancial, passando por vaquinhas que socorrem parceiros que estão em momentos de dificuldades, movimentações para ajudar em um momento de desemprego, até mesmo para reformar uma casa de um grande amigo. Isso é incrível e traz algumas lições.

A união desse grupo é um poderoso lembrete de que, apesar das rivalidades e diferenças, podemos trabalhar juntos para alcançar grandes coisas. Eles inspiram outros a seguir o mesmo caminho, mostrando que a união em torno de causas nobres pode superar muitos obstáculos. 

Acho que esse é o motivo dessa coluna existir: acreditar que dá para melhorar, e muito!

Biblioteca de "Jogo de cavalheiros"
Reler publicações anteriores de Gustavo Martorelli

Gustavo Martorelli

Gustavo Martorelli, conhecido como Guga, nascido em São Caetano do Sul (SP), é federado desde os 12 anos quando oficializou uma tradição de família. Hoje é empresário em Campinas e formado em Direito e Teologia. Passou por ABREVB, São Judas, Meninos FC e Palmeiras. Voltou a defender o Meninos FC em 2023. Morou em diversos países como África do Sul, Senegal, Gâmbia e Jordânia, trabalhando com desenvolvimento humanitário e, além do arroz e feijão, do que mais sentiu falta foi de jogar botão.

....................................

guga@mundobotonista.com.br
(019) 99650-5605

Posts anteriores 
Por Hélder Rafael 12 de julho de 2025
Notícias do Mundo
Por Carlos Claudio Castro 10 de julho de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 8 de julho de 2025
Planeta Dadinho
Por Julio Simi Neto 5 de julho de 2025
Muito além das mesas
Mostrar mais