Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (02/03/2024)
Amigos e fiéis leitores da coluna “Muito Além das Mesas”, o ano de 2024 já está aí e com ele eu inicio meu ciclo de dicas sobre o melhor do cinema e da literatura. Serão filmes e livros que foram premiados e renomados ao longo do tempo, e que eu usarei aqui o espaço dessa coluna para trazer ais amigos como uma sugestões de agenda cultural.
Essa nova temporada começa uma dica literária. Trata-se do espetacular “A Montanha Mágica” do escritor alemão Thomas Mann (1875 – 1955). Thomas Mann nasceu na pequena cidade alemã de Lubeck. Vindo de uma família tradicional e conservadora. Seu pai era político e comerciante bem-sucedido na cidade. Thomas, desde garoto já tinha vocação para a literatura. Formou-se na Universidade de Munique, tornando-se romancista, crítico, escritor, roteirista e professor de literatura universal. Durante sua vida, Thomas escreveu vários livros, alguns foram roteirizados para o cinema. Ele ganhou em 1929 o Prêmio Nobel de Literatura pelo seu livro “Os Buddenbrooks” lançado em 1901 onde ele retrata a ascensão e queda de uma nobre família. Porém, para Thomas Mann, a sua obra preferida foi “A Montanha Mágica” publicado em 1924. Um fato interessante sobre a vida de Thomas Mann, é que ele era um crítico contra Adolf Hitler, sendo então perseguido pelo Führer, Thomas se muda para os EUA e numa entrevista no novo país, profere a célebre frase: - “Onde eu estou, está a Alemanha”.
Vamos agora ao fabuloso livro ficcional “A Montanha Mágica”. Aqui, o leitor irá conhecer o protagonista Hans Carstorp, um engenheiro jovem e inteligente. Ele é órfão de pai e mãe. Quem o criou foi seu avô. Por conta de uma herança de família, dinheiro não era problema para Hans. Antes do protagonista começar trabalhar numa fábrica, o rapaz resolve visitar seu primo Joachim Ziemssen que está internado num luxuoso sanatório nos Alpes suíços devido a uma tuberculose. Sua intenção era passar apenas alguns dias naquele lugar. Porém, na entrevista com um dos médicos responsáveis pelo sanatório, Hans diz que está saudável, mas o médico retruca ao dizer: - “até hoje eu nunca conheci ninguém saudável”. Em meio a estes “alguns” dias, ele descobre estar doente de tuberculose e inicia-se um período de inesperados 7 anos de Internação. Hans acabou se envolvendo com interessantes personagens de vários países, além da sua participação em conflitos filosóficos, amorosos, políticos e espirituais, somados a uma inesquecível aventura. Tudo isso em meio à 1ª Guerra Mundial.
Isso é o que os amigos encontrarão em “A Montanha Mágica” de mais de 800 páginas que, eu vos garanto, lerão sem dificuldades. É uma leitura prazerosa, dinâmica, atual e fácil. A obra ganhou uma adaptação em 1982, dirigida pelo alemão Hans W. GaiBendorfer, tendo no elenco ótimo ator Rod Steiger.
Se despertou em você o interesse em ler esse incrível livro do genial Thomas Mann, digo que ele está disponível no Kindle ou nas livrarias pela editora Cia das Letras. Boa leitura.
A Montanha Mágica
Autor: Thomas Mann
Título original: Der Zauberberg
Lançamento: 1924
Editora: Companhia da Letras
Páginas: (856)