Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (07/11/2025)

A Sangue Frio

Caros amigos e fiéis leitores do “Muito Além das Mesas”, mais uma temporada de dicas está chegando ao seu final. Em 2025, acredito que eu tenha atingido todos os gostos dos meus fiéis leitores, tanto nos filmes como nos livros. Como de praxe, fecho o ciclo deste ano indicando um livro, pois creio ser uma super dica de leitura para essas férias que se aproximam. O livro em questão é o excepcional “A Sangue Frio”, escrito pelo genial Truman Streckfus Persons (1924 – 1984).

Truman Capote, como ele era mais conhecido, nasceu nos Estados Unidos, em Nova Orleans, vindo de uma família disfuncional. Ele presenciou, quando criança, o divórcio de seus pais, que viviam brigando, além de ter sentido uma longa ausência por parte da sua mãe. Aos 11 anos, Capote descobriu na escola o interesse pela literatura e, quando adulto, se aperfeiçoou ainda mais nesse seu talento. Ele foi um homossexual extravagante, escritor, roteirista, repórter, dramaturgo e sempre vivia nas noitadas glamorosas com os famosos artistas de Hollywood de sua época. Seu primeiro destaque literário foi sua novela intitulada “Bonequinha de Luxo” (1958), que foi levada às telas em 1961 sob a direção de Blake Edwards, com a bela atriz Audrey Hepburn no papel principal.

Porém, o seu maior sucesso e considerado, até hoje, como o principal marco do jornalismo literário, foi seu livro “A Sangue Frio”, publicado em 1966, no qual ele mesmo disse ser um “romance de não ficção”. “A Sangue Frio” é baseado em fatos reais sobre o brutal assassinato de quatro membros da família Clutter, ocorrido no dia 15 de novembro de 1959, em que eles moravam na pequena cidade rural no interior do Estado do Kansas chamada Holcomb.

Tudo começou quando Capote, que trabalhava na revista The New Yorker, leu num jornal uma pequena matéria sobre a condenação à forca de dois criminosos que foram responsáveis pela morte da família Clutter. Ao ficar curioso, Capote convida a sua fiel amiga e escritora Haper Lee para juntos viajarem até a distante Holcomb, com o objetivo de investigar esse caso. Inicia o incrível trabalho de Capote, pois, com competência, sem gravador e sem bloco de anotações, Capote vai mentalizando tudo nas entrevistas e, à noite, no quarto do hotel, junto com Harper Lee, ele vai montando em ordem cronológica os relatos que obtinha todos os dias, com os moradores, amigos, policiais, familiares, advogados, como também na cadeia da dupla, Perry Smith e Richard “Dick” Hickock, os assassinos dos Clutter que foram roubar o cofre da família, mas não encontraram nada de valor.

São 420 páginas de um jornalismo envolvente. A narrativa é primorosa, o leitor passa a mergulhar em cada situação dessa história, tanto na vida dos Clutter como também na dos assassinos, incluindo o dia do crime. Com isso, Capote finaliza seu trabalho acompanhando a execução de Smith e Hickock, ocorrida em 14 de abril de 1965. “A Sangue Frio” obteve versões para o cinema e televisão, incluindo o processo de criação do livro, sendo: a primeira versão em 1967, depois a minissérie em 1996, já em 2005 com o saudoso ator Philip Seymour Hoffman, que levou o Oscar de Melhor Ator por interpretar o autor. Por fim, em 2006, o ótimo ator Toby Jones também interpretou Capote no filme chamado Confidencial. Enfim, eis o premiado “A Sangue Frio”, publicado no Brasil pela Cia. das Letras e que pode também ser encontrado no Kindle. É, sem dúvida, uma ótima dica de leitura para essas suas férias.

Aproveito para informar que essa coluna “Muito Além das Mesas” inicia seu período de férias. Sendo assim, eu fico por aqui, porém agradeço pelo seuo apoio, leitor, que me acompanhou e prestigiou esse trabalho durante todo o ano de 2025. Em tempo, eu já posso adiantar para os fiéis leitores que essa minha coluna “Muito Além das Mesas” terá uma novidade para 2026. Ou seja, além dos filmes e livros, vocês terão também os perfis de famosos “diretores”. Aqueles geniais profissionais da sétima arte que levaram e levam, ao longo dos mais de 130 anos de cinema, a magia nas salas de todo o planeta. Eles nos presenteiam com o melhor da ficção, do riso, da aventura, do suspense, do drama, da emoção, do musical e do terror em diversos filmes, em que muitos desses são inesquecíveis e premiados.

Gostaram? Então, até março de 2026, com muitas novidades e novas dicas para você, sua família e amigos. Desde já eu desejo a todos um Feliz Natal e Boas Festas!

A Sangue Frio
Autor: Truman Capote
Título Original: In Cold Blood
Lançamento no Brasil: 1975
Editora: Círculo do Livro

Páginas:  (420)

Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por João Paulo Leal 1 de novembro de 2025
Todas as cores do mundo, Tribuna do leitor
Por Luiz Oliveira 31 de outubro de 2025
Losers
Por Roberto de Lara Rodrigues 29 de outubro de 2025
Jeito & Força
Por Claudio Pinho 27 de outubro de 2025
Fala sério!
Mostrar mais