Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Carlos Cláudio Castro (29/01/2025)

Adequações da Regra 12 Toques para 2025

Em reuniões do Comitê de Regras 12 Toques, durante o ano de 2024 e início de 2025, foram decididas pequenas adequações, sem, no entanto, qualquer mudança estrutural propriamente dita. Também, buscou-se um melhoramento da escrita, na tentativa de tornar o texto mais claro, o que tem sido um trabalho permanente do Comitê. 

Vamos ao que interessa:

1. Aquele enrosco da palheta, com pequeno movimento do botão, antes do toque ou chute, vai valer, mas aí, não se pode tirar a palheta do botão, pois se caracterizaria como “furada”. Após colocar a palheta sobre o botão, sem que ele se mova, ela pode ser retirada e ser usada para dar continuidade à jogada com o mesmo botão ou outro.


2. O chute com o corpo colocado à frente da trave e a bola voltando, batendo no botonista executor, será tiro livre indireto para o adversário. Mas, atenção, caso se trate do último lance de uma fase de jogo, será considerado gol contra. 


3. Ao acionar um botão e ele bater em outro botão ou goleiro, ambos do mesmo time, e tocar a bola é reversão e não furada (como estava escrito antes), com o botonista adversário recuperando os toques coletivos e individuais dos botões. Caso tal adversário não atinja a bola a seguir, o botonista que provocou a reversão continua com suas contagens de onde parou.


4. O goleiro não precisa manter distância de qualquer botão, após ser acionado, em qualquer ocasião em que tal acionamento seja permitido. A distância de 8 cm para os botões só precisa ser mantida na arrumação geral, em saídas com bola ao centro.


5. Como sabemos, o goleiro deve ser recolocado na posição em que se encontrava antes de um lance que o deixou em situação irregular (caído, inclinado, sobre um ou mais botões, com a linha de gol aparecendo total ou parcialmente à frente de qualquer parte do goleiro, fora da área penal, total ou parcialmente sobre a bola). Agora, a mudança: caso tal situação irregular tenha sido causada por acionamento do botonista ao qual pertence o goleiro, ele deve ser movido para a pequena área, sem necessidade de manter distância mínima em relação a qualquer botão, do mesmo time ou adversário.

 

6. O goleiro pode ser substituído, também, no intervalo de jogo, mesmo sem sofrer dano. Antes, só podia no caso de quebra ou defeito, em qualquer momento do jogo.

Os itens 1 e 2 objetivam eliminar situações dúbias e que geravam atitudes interpretativas ou até constrangedoras para marcações, durante as partidas. Isso acabava trazendo uma falta de padronização e situações conflituosas entre os botonistas, algo complicado para um esporte que não conta, na maioria esmagadora das vezes, com árbitros. 


O item 3 resolve uma questão conceitual. Ao se eliminar o termo “Furada” da situação descrita, fica claro que a nova posse de bola adquirida pelo jogador beneficiado permite a ele a execução de sua jogada com reinício das contagens, coletiva e individuais dos botões, de toques. 


Os itens 4, 5 e 6 referem-se ao goleiro. O quarto dá a ele uma possibilidade de aumentar sua capacidade de bloqueio, de defesa, algo difícil na Regra 12 Toques. O item 6 traz um pouco mais de coerência, no sentido de semelhança, para um jogo com origens e baseado no Futebol. 


O item 5 tem dois aspectos: elimina a discórdia quanto à posição de recolocação do goleiro em um lance no qual o defensor, normalmente, acionando um botão de encontro a seu goleiro, tenta aumentar o bloqueio que ele proporciona e, consequentemente, exige um maior esmero técnico na execução do lance. 

É um imenso prazer estar de volta a este espaço de discussões tão empolgante e valioso! Sempre aguardando vossas opiniões, sugestões e novos questionamentos, nos comentários, que tratamos com atenção e respeito. 


Grande abraço e até a próxima!

O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “a arte torna a vida suportável” e fanático torcedor do "Vozão" (Ceará Sporting Club), do qual é membro efetivo do conselho deliberativo. Carlos é um estudioso do Futebol de Mesa, ex-membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM e responsável direto por levar a modalidade 12 toques para o estado do Ceará.

....................................

carlos_claudio@mundobotonista.com.br

(085) 99158-6280

Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro

Posts anteriores 
Por Flávio Semim 17 de abril de 2025
Notáveis
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Por Valmar Talamo Domingues 14 de abril de 2025
Botões d'além mar
Por Alysson Cardinali 12 de abril de 2025
Planeta Dadinho
Mostrar mais