Ailson Brites, botonista que, atualmente, reside nos Estados Unidos, faz o seguinte questionamento: posso jogar com um goleiro de chumbo?
Recorramos ao Artigo 14, do texto de regras da modalidade 12 toques, lá está definido que o goleiro é um paralelepípedo retangular cujas dimensões são: 80 mm de comprimento, 35 mm de altura e 15 mm de espessura. Diz, ainda, que ele deve ter peso máximo de 60 gramas. Deve, também, ser confeccionado com faces retas e lisas, sem saliências.
Assim sendo, torna-se claro que um goleiro totalmente de chumbo ultrapassará o limite de peso, 60 gramas. É evidente, também, que seria possível alguma parte de chumbo na constituição do goleiro, desde que mantenha o peso no limite e não deixe saliências nas faces dele.
O intuito é evitar danos à mesa ou aos botões, no campo de jogo, lembrando que os botões, na 12 toques, são mais delicados que os, por exemplo, da modalidade dadinho, em que goleiros de chumbo são frequentes.
Na nossa regra, os botões são geralmente feitos de acrílico, “mas podem ser confeccionados com qualquer material que não provoque danos à mesa ou aos botões do adversário”, conforme está escrito no Item 15.1. A preocupação em relação aos materiais dos goleiros e botões é, sempre, com a preservação dos componentes do jogo.
Referências : REGRAS OFICIAIS, MODALIDADE 12 TOQUES, EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7, Artigo 14; Item 15.1.