Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Doze giros

Por Erismar Gomes (23/08/2023)

Desculpas esfarrapadas.

Olá Amigos, hoje vamos falar de um assunto chato: as costumeiras reclamações de todos nós, botonistas. Já repararam como reclamamos de tudo? Assim como os jogadores profissionais de futebol estamos sempre reclamando de alguma coisa. No jogo mesmo, além de reclamações diversas, estamos sempre atribuindo a culpa a vários fatores para justificar o revés em uma partida ou de um torneio.


"-Perdi. Também pudera, a mesa está com uma descaída que não dá pra jogar",  "-Perdi porque a bolinha estava muito ruim",  "-A trave estava torta e fiquei sem referência". Só para citar algumas dessas justificativas. Aí alguém estica este assunto: “É mesmo? e como o seu adversário conseguiu lhe impor o resultado até com uma larga vantagem?”. 

Tem ainda outras reclamações: “Ah estava muito calor", ou "estava muito frio", "ah esse item da regra é absurdo e fui prejudicado "etc e etc,.


São tantas as reclamações e "desculpas esfarrapadas" que não caberiam nesse texto, mas a famosa "perdi pra mim mesmo"... essa, meus amigos, é de doer. Que atire a primeira pedra quem nunca a disse ou pelo menos não tenha pensado em dizer. Chega a ser engraçada no primeiro momento, mas é de uma arrogância e desrespeito ímpar ao adversário. Afinal de contas ninguém vai a um torneio colocar o time na mesa para perder pra você, nem mesmo num simples amistoso.


Vou lhe contar uma "novidade" - todo mundo quer ganhar, até mesmo de você que me lê neste momento, nobre amigo.

Tudo bem, somos seres humanos e, por natureza, quando contrariados, ficamos aborrecidos e temos dificuldade de aceitar certas coisas. Lógico que vez ou outra vamos reclamar, vamos dar desculpas, vamos procurar um culpado, porque ao acharmos um culpado temos um certo alívio emocional e psíquico - nos sentimos menos responsáveis pelas derrotas e pelos ocorridos na mesa - diria Sigmund Freud. Mas como Freud nunca jogou botão, faltou a ele uma certa experiência para conhecer alguns abismos da psique humana e enriquecer suas teses.


Encerramos nossa participação aqui na coluna Doze Giros nesta temporada 2023 agradecendo a todos os amigos que tiraram um tempinho para prestigiar esse espaço e nosso conteúdo. Voltaremos com crônicas inéditas na próxima temporada da plataforma Mundo Botonista. Um forte abraço a todos.


Biblioteca de "Doze Giros"

Reler publicações anteriores de Erismar Gomes

O corretor de seguros Erismar Ferreira Gomes, 58 é paulista, torcedor do Santos F.C, e um apaixonado pelo futebol de mesa e virtual (no video-game). No Futebol de Mesa tem um rastro indelével tanto no espectro da gestão (tendo sido diretor de departamentos em clubes importantes como Corinthians e Maria Zélia) e presidente da Federação Paulista; quanto na qualidade de atleta - onde ostenta inúmeros títulos, incluindo um bicampeonato Brasileiro por equipes e o título Brasileiro individual em 2005 (ambos na categoria masters). Erismar é uma testemunha privilegiada da história e evolução da regra 12 toques pois não apenas a viu nascer mas participou ativamente da sua história. 

....................................

erismar@mundobotonista.com.br

(011) 99653-1317

Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Por Alysson Cardinali 26 de outubro de 2024
Planeta Dadinho
Mostrar mais
Share by: