Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Planeta Dadinho

Por Alysson Cardinali (12/01/2023)

Estadual-RJ de dadinho 9x3:

Emoção, adrenalina e Juninho (Flamengo) campeão

Antológica, épica, histórica, inesquecível... Nenhum adjetivo parece ser suficientemente preciso para definir a final do Estadual individual adulto de futebol de mesa de 2022 (modalidade dadinho 9x3). O duelo memorável, entre Juninho (Flamengo) e Paulinho Quartarone (Fluminense), em uma melhor de seis pontos, só foi decidido na quarta partida, com uma emocionante vitória por 6 a 5 para o rubro-negro.


Com talento e muita precisão nas finalizações, Juninho desbancou o multicampeão tricolor e faturou seu primeiro troféu de campeão carioca, entrando definitivamente na história da modalidade dadinho (9x3) no Rio de Janeiro, em dezembro, na Botão FC, no Boulevard Shopping, em Vila Isabel.

Nas semifinais, em quatro jogos de tirar o fôlego, Juninho passara por Adriano (Vasco), enquanto Quartarone eliminara Alexandre Aires (Fluminense). Prenúncio de uma finalíssima na qual o equilíbrio seria a tônica. E não deu outra: na primeira partida, empate em 2 a 2. Na segunda, vitória do botonista tricolor, por 5 a 4. Juninho deu o troco no terceiro duelo e venceu por 5 a 3. Até então, Quartarone precisava de mais dois empates para faturar seu sétimo título estadual. Juninho, porém, decidido, partiu para cima no quarto confronto. Se vencesse, seria campeão.

A partida já começou com dadinho no filó. Juninho fez 1 a 0, mas Quartarone logo buscou o empate. Juninho voltou a abrir vantagem na saída de jogo. O atleta tricolor não fez por menos, e empatou também na saída de bola. Tensão e grandes lances na mesa. Paulinho ainda virou o placar a dois minutos do fim do primeiro tempo, mas Juninho buscou o empate logo na saída, e, no tem-chute, fez 4 a 3. Prenúncio de um segundo tempo eletrizante. Em um jogo de nervos, imprevisível, Paulinho buscou o empate em 4 a 4 e, em seguida, fez 5 a 4, mas Juninho, iluminado, buscou a igualdade e, a um minuto do fim do duelo, chegou aos 6 a 5 e ao inédito título carioca desde a unificação das categorias sênior e adulto. Festa rubro-negra.

“Esse título representa muita coisa para mim. Desde o início do ano eu estava sem confiança, mas o Flamengo tem uma equipe muito boa. Eles conseguiram me motivar para eu chegar muito bem nessa final”, disse Juninho, que recebeu os parabéns de Paulinho Quartarone. “Ele entrou muito solto na mesa, conseguiu por duas vezes o empate no jogo decisivo e mérito dele, um excelente jogador. Concentrado, ele é muito difícil de ser batido. Sou seu fã e estou feliz por ele”, frisou. 

Frustração tricolor na categoria adulto — que ainda teve Adriano (Vasco) em terceiro lugar e Alexandre Aires (Fluminense) em quarto —, euforia nas categorias Sub-18 e Master. O garoto prodígio Gian bateu José Augusto (América) nas finais e deu ao Fluminense o título Estadual de 2022 — o terceiro lugar ficou com Gabriel Cataldo (América) e o quarto com Jonhatan (River). Feito idêntico obteve Gilberto Almeida na categoria Master, após superar Jorge Ferraz (Vasco) na final e levar mais um troféu de campeão da temporada para as Laranjeiras — em terceiro lugar ficou Sarti Neto (Flamengo), ao superar Jaime (Flamengo). Um fim de temporada em grande estilo. O ano está só começando mas temporada 2023 da Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj), promete muitas emoções no dadinho.

Biblioteca de "Planeta Dadinho"
Reler publicações anteriores de Alysson Cardinali

Nascido em Nova Friburgo (RJ), mas morando há 30 anos na cidade do Rio de Janeiro, o jornalista esportivo Alysson Cardinali, com passagens pelos jornais O Fluminense, Jornal dos Sports, O Dia, revistas Placar e Invicto, além do canal SporTV, atualmente está no Grupo Infoglobo e é um apaixonado não só pela profissão, mas pelo futebol de botão. Praticante da modalidade dadinho, Alysson, de 50 anos, é federado pela Liga dos Amigos de Futebol de Mesa (Lafume) e, além de disputar as competições oficiais pelo Brasil, pretende divulgar o esporte e angariar cada vez mais praticantes para perpetuar o futebol de botão entre as futuras gerações.

....................................

cardinali@mundobotonista.com.br


Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: