Painel do Mundo
Por José Jorge Farah (17/04/2024)
A Copa do Brasil chega à sua 19 edição em Varginha-MG resgatando sua vocação de desbravar fronteira e difundir a modalidade para centros menores.
Saudações a todos. Estamos de volta para falar sobre o esporte que amamos. Primeiramente desejamos que todos tenham uma grande temporada, com muitas competições de futebol de mesa, o nosso jogo de botões. O primeiro tema que escolhi trazer para os amigos foi a Copa do Brasil da 12 toques, que é a competição nacional da regra que melhor possibilita promover a difusão do esporte, devido ao número menor de participantes, o que possibilita demonstrações da regra, com mais facilidade e compreensão do público e admiradores que acompanham as transmissões. A competição terá duas categorias: adulto e máster apenas, mas esperamos que futuramente, com o crescimento da regra, seja possível contar também com a categoria Sub 18.
Adulto e máster terão, pelo menos, 64 atletas competindo, ou seja, 32 partidas sendo jogadas simultaneamente. Isso possibilita uma maior visibilidade e melhor compreensão de quem assiste ao evento. Essa exigência menor na quantidade de mesas viabiliza que a competição seja realizada em novos polos (sem tantos recursos), permitindo levar a modalidade a localidades menos prestigiadas - o que contribui para a difusão da regra.
Hoje as demais competições nacionais da regra 12 toques (os Brasileiros individual e de clubes) buscam sempre locais onde existam aeroportos para facilitar o deslocamento dos atletas, visto que o custo para comparecer em qualquer evento sempre é alto - lembro que a maioria dos atletas não possui um patrocinador que banque as seus gastos com viagens. Quanto menor o deslocamento, menor será o custo para estar presente no evento e,
por conseguinte, maior a chance de realização de uma competição bem sucedida. A parte técnica nem se discute pois a Copa do Brasil sempre é disputada por grandes atletas.
Como sabemos, a 12 toques é a regra brasileira mais divulgada internacionalmente. A CBFM pretende, com o devido tempo, internacionalizar as demais a fim de fomentar dentro do esporte o interesse de mais praticantes ao criar novas opções. Se tomarmos como exemplos outros tantos esportes, que possuem “regras e modalidades” diferentes, o futebol de mesa tem espaço para crescer muito ainda. Creio que a Copa do Brasil é o um excelente caminho para tanto.
Este ano, por exemplo, o torneio vai alcançar sua 19ª edição e acontecerá na cidade de Varginha no estado de Minas Gerais, com as expectativas de ser uma grande competição, principalmente por se tratar de um novo polo, o que pode possibilitar um maior interesse a adesão de novos atletas e novas competições. É importante lembrar que as regras 1 Toque (em suas duas vertentes), o Dadinho e a 3 toques são também bastante difundidas nacionalmente, sendo esta estratégia de promoção extensiva a elas.
Nosso esporte, independentemente da regra, tem que aproveitar estes novos caminhos que nos permitem crescer e ampliar o número de novos adeptos. Nosso desejo é expandir e alcançar todos os estados, gerando novas amizades mesmo nos centros mais distantes. Não menos importante são as chamadas “ligas amadoras” - embora todos nós sejamos amadores - com a única diferença que no nosso meio há muitos botonistas que não desejam jogar de maneira tão comprometida como os atletas federados. Creio que entre estes o número de adeptos seja infinitamente maior. O importante, amigos, e que tanto uns quanto os outros, amam praticar nosso esporte. Juntos somos mais fortes. Viva o futebol de mesa.
Biblioteca de "CBFM em ação"
Reler publicações anteriores de José Jorge Farah
José Jorge Farah Neto, gestor desportivo e jornalista, nasceu em São Paulo, capital, presidente da CBFM (desde 2020) e da FPFM (desde 2018), anteriormente ocupou a cadeira da presidência da Federação Paulista de 2007 a 2014. Autor do "Almanaque do Futebol Paulista" de 2000 a 2014, o historiador de futebol de mesa José Farah tem inúmeras contribuições ao futebol de mesa nacional e dentro da plataforma Mundo Botonista escreve sobre gestão esportiva e sobre os bastidores das instâncias que comandam o futebol de mesa no Brasil.
....................................
farah@mundobotonista.com.br
(011) 99944-3000