Painel do Mundo
Por Giuseppe Spasiano (15/10/2025)
Uma lenda chamada Massimo Bolognino

Salve, amigos do Mundo Botonista e leitores da coluna Subbuteo Planet. Todos nós temos um atleta de referência no esporte, e o meu é Massimo Bolognino, do Napoli Eagles. Ele tem o apelido de Dedo de Dios pela grande classe mostrada no carpete verde, sobretudo pela sua magnífica qualidade nos arremates de longa distância. Tal denominação é uma alusão ao craque argentino Diego Maradona, jogador do Napoli, e do seu icônico gol com a mão contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 1986. Confira abaixo a impressionante sequência de conquistas deste verdadeiro gênio da regra:
O currículo do Bolognino:
► Tricampeão mundial individual open
► Bicampeão do Veterans individual
► Campeão Europeu individual
► Campeão Europeu de equipes
► Bicampeão mundiais de equipe veterans.
► Campeão da Champions League com o Napoli Eagles
► Campeão da Europa League
► Além de Inúmeros títulos mundiais de equipes (categoria Open)
Desde que, em 2017, assisti a um vídeo dele no "Fan Page Italia", voltei a curtir o meu xodó da velha infância, o
Old Subbuteo, agora conhecido como "futebol de mesa". Obrigado, Massimo Bolognino, pelo exemplo de atleta incrível. Desejo-te uma pronta recuperação da cirurgia que colocou uma prótese no seu quadril e que você esteja pronto para o Campeonato Europeu deste ano. Se Deus quiser, a gente se vê em Paris por ocasião do Campeonato Mundial de 2026.
Esta é, depois de três temporadas, a minha última crônica para a coluna Subbuteo Planet. Chegou a hora de passar o bastão ao Paulo Costa, um grande multicampeão por equipes nas regras Subbuteo, Chapas, Sectorball, atuando pelo Brasil e no Sul-Americano, com a seleção e com o Vasco da Gama. Ele é também um ótimo atleta nas regras Dadinho e Pastilha — inclusive, é o último campeão carioca individual de Subbuteo.
Agradeço a todos os leitores da coluna
Subbuteo Planet, ao grande Jeferson Carvalho, nosso editor, ao José Carlos Cavalheiro, meu chefe de redação, e ao Paulão pelas revisões das colunas. Um abraço a todos os colunistas e leitores do Mundo Botonista. Vosso Giuseppe Spasiano.
Biblioteca de "Subbuteo Planet"
Reler publicações anteriores dos cronistas desta coluna.
Giuseppe Spasiano é italiano de Nápoles, radicado no Brasil e apaixonado pela arte do "girello", top spin, muito usada quando jogava com os amigos entre o 1979 e 82 na modalidade conhecida agora como "Old Subbuteo". Ao ver no Youtube uma entrevista com o compatriota Massimo Bolognino "Dedo de Dios", campeão mundial 22 vezes, foi arrebatado pelo desejo de retomar a paixão dos tempos de adolescente. Trinta e cinco anos depois, em 2017, resolveu reiniciar-se na prática - agora do subbuteo moderno - conhecido em 25 países como futebol de mesa. Hoje, atuando como atleta do Vasco da Gama-RJ, Pepe teve passagens pela Portuguesa-DF, Fortaleza-CE, Torigno-SP e Clube dos Aliados-RJ.
....................................
pepe@mundobotonista.com.br