Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (23/11/2024)
Prezados amigos e fieis leitores da coluna “Muito Além das Mesas”, digo que o ano de 2024 está chegando ao seu final. Acredito que as dicas de filmes e livros que destaquei durante essa temporada, tenhamj sido do seu agrado, incluindo os seus familiares e amigos. Sendo assim, espero fechar o ano com chave de ouro, dando uma dica literária. Será um livro sem dúvida, para quem ainda não leu e gosta de ler, e que, com certeza, terá a curiosidade em conferir.
Trata-se de uma genial ficção que pertence à lista dos dez maiores best-sellers de todos os tempos. Então, se você já leu e quer ler de novo, pode antes considerar-se um privilegiado, pois está entre os 80 milhões de leitores espalhados pelo Mundo que já tiveram contato essa obra. A dica vai para o livro “O Código Da Vinci” do escritor americano Dan Gerhard Brown, mais conhecido como Dan Brown, que nasceu na cidade de Exeter, no Estado de Nova Hampshire (EUA), no ano de 1964.
Vindo de uma família de classe média, com três irmãos, na qual sua mãe era organista da Igreja e estudante de música sacra. Seu pai era professor de matemática do ensino médio. Dan Brown foi educado em uma escola católica, por isso seu interesse desde garoto por assuntos bíblicos. Já formado no colégio, em 1982 foi estudar na universidade chamada Amherst College, em Massachusetts, que é especializada em artes liberais, e acabou entrando na fraternidade “Psi Upsilon” local este que o famoso escritor Harlan Coben também frequentou.
Posteriormente, Dan Brown vai para a Espanha estudar História da Arte na
Universidad de Sevilla onde foi despertado seu interesse pela vida do Leonardo Da Vinci. Ele já era escritor quando lançou, em 1998, seu primeiro livro intitulado “Fortaleza Digital” e foi no segundo livro — “Anjos e Demônios” — de 2000, que o leitor conheceu o personagem Robert Langdon, um professor de simbologia numa aventura no Vaticano. No ano de 2003, Dan Brown enfim lança “O Código Da Vinci”, considerado pela crítica literária, a sua obra mais famosa.
O que você lerá nesta ficção, que entrou em polêmica com a Igreja Católica, é a tese de que o Santo Graal na verdade não é o cálice usado por Jesus Cristo na santa ceia, e sim o sangue real. Ou seja, o sangue gerado por Jesus Cristo no seu relacionamento com Maria Madalena, sendo ele um homem comum, porém um profeta com muita sabedoria, que constituiu uma família e, até hoje, sua geração vive entre nós. O Vaticano já vinha sofrendo pressões em 2002 pela descoberta feita por jornalistas investigativos do jornal Spot-Light sobre o caso real de párocos que cometeram abusos sexuais em meninos. Logo, o livro “O Código Da Vinci” surge na sequência com essa polêmica entre Jesus Cristo e Maria Madalena, gerando mais conflitos e desgastes para a instituição.
Neste livro, você irá acompanhar o experiente professor de simbologia, Robert Langdon, sendo chamado ao Museu do Louvre em Paris, pois no seu interior ocorreu, durante a noite, um assassinato sendo a vitima o avô de uma criptologista de nome Sophie Neveu. Ao lado do corpo havia estranhos sinais que a polícia desconhecia. Então, o professor Robert e Sophie começam a investigar esses símbolos o que os levará ao sinistro “Priorado de Sião”, uma antiga sociedade secreta que envolve intelectuais de várias épocas incluindo Leonardo Da Vinci. dessa organizaçãojurou o verdadeiro segredo que envolve o Santo Graal, juntamente com o “Opus Dei” que tem a missão de ajudar a Igreja Católi a na sua missão evangelizadora.
No “O Código Da Vinci”, o leitor vai se aventurar, de forma empolgante, junto com os personagens, o professor Robert Langdon e da jovem Sophie Neveu em locais históricos. É um suspense inteligente ao explorar detalhes religiosos, provocando um forte interesse popular na especulação sobre a “lenda” do Santo Graal e o papel de Maria Madalena no cristianismo.
O sucesso explosivo do livro foi tanto que no ano de 2006 levou
Hollywood adaptar “O Código Da Vinci” para o cinema sob a direção do competente Ron Howard e roteiro de Akiva Goldsman, além de ter um elenco de primeira, com: Tom Hanks, Audrey Tautou, Jean Reno, Ian McKellen, Alfred Molina, entre outros. Este filme pode ser encontrado na Netflix. Em 2009
Hollywood lançar “Anjos e Demônios” com os mesmo diretor, roteirista e ator principal — Tom Hanks — como o professor Robert Langdon.
No Brasil “O Código Da Vinci” foi impresso pela Editora Sextante, possui de 540 paginas com uma leitura fácil e cativante. Ótima opção para suas férias de verão. Esse livro também pode ser encontrado em versão digital no Kindle. Então, está esperando o que para enriquecer a sua biblioteca !?
Informo aos amigos e fieis leitores que a coluna “Muito Além das Mesas” entra no seu período de férias. Em 2025 volto com mais dicas de filmes e livros premiados. Boas Festas e Feliz Ano Novo !!
O Código Da Vinci
Autor:
Dan Brown
Título Original: The Da Vinci Code
Lançamento: Match Point
Lançamento: 2003
Editora: Sextante
Páginas: (432)