Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (30/08/2023)

O nome da rosa

Caro leitor, neste mês a sua coluna “Muito Além das Mesas” volta a destacar um livro. E para quem é amante de uma boa leitura seja o gênero que for, eis então uma sugestão para a sua biblioteca.


Trata-se do livro “O Nome da Rosa” do renomado escritor italiano, Umberto Eco. Nascido na Alexandria em 1932, desde jovem o autor já mostrava talento pela literatura. Quando adulto foi também filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo de fama internacional. Faleceu em Milão aos 84 anos no ano de 2016.


Umberto escreveu vários best-sellers que marcaram sua carreira. Porém, sem dúvida, sua obra mais impactante foi seu primeiro livro intitulado “O Nome da Rosa” publicado em 1980.


O sucesso foi tanto, que Hollywood não demorou em adaptá-lo ao cinema - no ano de 1986 - um belíssimo filme sob o mesmo título e com a participação do saudoso ator Sean Connery e direção do francês Jean-Jacques Annaud.


Enfim, essa obra literária nos leva aos anos de 1300 em plena Idade Média numa distante e enorme abadia localizada nas montanhas da Itália. Ali estava ocorrendo um concílio com a presença dos monges que lá viviam, incluindo outros religiosos.

Na abadia existia a maior biblioteca da cristandade que poucas pessoas tinham acesso ao seu interior, nem os seus copistas entravam. Porém, ao mesmo tempo, ocorriam estranhos crimes envolvendo os monges que aterrorizavam a todos. 


Para descobrir a autoria desses assassinatos, o Papa, envia para lá um esperto franciscano de nome Willian de Baskerville que leva consigo um jovem ajudante chamado Adso. Iniciam então uma investigação no qual Willian terá uma semana para descobrir quem está matando os monges e por qual motivo. 


Este ótimo livro irá conduzir o leitor em várias camadas de mistério. Com quase 600 páginas, “O Nome da Rosa” não é cansativo de se ler, além de envolver com maestria o seu leitor.


Pois bem, essa dica despertou curiosidade em ler “O Nome da Rosa”? Se a resposta for sim, então, compre o livro que foi editado pela Editora Record ou leia no Kindle e enriqueça ainda mais os seus conhecimentos.

O nome da rosa
Autor: Umberto Eco
Título original: Il nome della rosa
Publicação: 1980
editora: Record
Romance (600 páginas)


Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Por Alysson Cardinali 26 de outubro de 2024
Planeta Dadinho
Mostrar mais
Share by: