Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (29/09/2023)
Leitores da coluna “Muito além das mesas”, o cinema voltou a ser o destaque neste mês e com a indicação um filme incrível, baseado no Best-Seller da escritora americana Patrícia Highsmith (1921-1995) chamado ‘‘O Talentoso Ripley”. Originalmente publicado em 1955, depois transformado em série literária. Em 1999, em virtude do sucesso, o livro ganhou uma adaptação luxuosa para Hollywood, com o mesmo titulo e tendo a direção do experiente diretor inglês Anthony Minghela (1954-2008).
O filme é um suspense que se passa nos anos 50 quando um simples jovem chamado Tom Ripley (Matt Damon) conhece o magnata da construção naval, Hebert Greenleaf (James Rebhorn). Nesse encontro, o esperto Ripley (Damon) fala que estudou nos tempos do colégio com seu filho Dickie Greenleaf (Jude Law).
O pai de Dickie, ao ouvir isso, diz que está preocupado com o futuro do seu filho, pois ele vive de mesada na Itália como um playboy ao lado de sua noiva Marge Sherwood (Gwyneth Paltrow), e que não demostra interesse algum em assumir o controle da empresa. O senhor Herbert decide então propor um acordo e recompensar Ripley muito bem para que este vá à Itália e traga Dickie de volta para os EUA.
Ao chegar na Itália, Ripley estuda o comportamento e os gostos de Dickie antes de se aproximar dele. Após se conhecerem, eles ficam amigos e se envolvem em diversas aventuras. Poreé, a sua verdadeira intenção é assumir de forma diabólica o lugar e a personalidade de Dickie Greenleaf. O astuto Ripley quer se tornar outra pessoa e se para isso for preciso matar, ele então não medirá esforços sem que ninguém desconfie de nada.
“O Talentoso Ripley” é uma trama genial, inteligente, tensa, de bela fotografia, além de contar com atuações soberbas de excelentes atores como a premiada Cate Blanchett e do saudoso Philip Seymour Hoffman. Enfim, “O Talentoso Ripley” é um filmaço imperdível que está disponível na plataforma de streaming Netflix. Se você ainda não assistiu, não perca tempo e vá conferir rque vale a pena.
O talentoso Ripley
Direção:
William Horberg
Título original: The talented Mr. Ripley
Lançamento: 1999
Estúdio: Miramax e Paramount
Duração: (139 minutos)