Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Planeta Dadinho

Por Alysson Cardinali (18/10/2022)

Dadinho 9x3:

Ronald Neri desencanta e conquista o Brasileirão

Bicampeão da Copa do Brasil e tricampeão carioca adulto, entre outras façanhas, Ronald Neri aumentou sua coleção de troféus: o craque do Flamengo faturou o título, na Série Ouro, da 13ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa 2022 na modalidade dadinho (regra 9 x 3) - competição que reuniu 170 botonistas de 12 estados e do Distrito Federal, nos dias 15 e 16 de outubro, no Parque São Jorge, sede do Corinthians, em São Paulo. Ao todo, o atleta rubro-negro venceu 16 jogos, empatou quatro e perdeu apenas três, marcando 98 gols e sofrendo 51. Uma campanha inesquecível.


- Ser campeão brasileiro tem um significado indescritível. Era o único título que me faltava. A final foi uma guerra de emoções, pois os dois tinham condições de sobra para vencer e ser campeão. Consegui manter a calma para encaixar meu jogo e dificultar o jogo dele. Foi uma final épica do maior Brasileiro da modalidade. Agora posso parar de jogar — resume Ronald, com bom humor, após erguer o troféu.


Na disputa do terceiro lugar da Série Ouro, Luis Colla, do São Carlos-MG, foi o “intruso” em um pódio formado apenas por clubes do Rio. Ele levou a melhor sobre Rodrigo Bandini, do Fluminense, por 6 a 3. Victor Praça (América), Regis Martins (América), Malvar (Botafogo) e Carlos Belga (Flamengo) foram os demais premiados. Destaque, também, para a primeira participação feminina na história do Campeonato Brasileiro, com Gabriela Rodrigues, que representou a ASFEPA do Pará.

Na Série Prata, o título ficou com outro atleta de um clube carioca: João Carlos (Botafogo) derrotou Elsio, do Círculo Militar (SP), por 3 a 2, e foi campeão. Lian Carlos (Poços de Caldas) terminou em terceiro lugar, seguido por Vinícius Rolim (Corinthians), Gabriel (América), Cláudio Jr (Vila Branca-MG), Thiago Matoso (Piedade-RJ) e Alex Lage (Eldorado-MG).

A final da Série Bronze também teve atletas de clubes cariocas. Gilberto Almeida, do Fluminense, bateu Proença, do River, por 5 a 1, e fez a festa. O clube do bairro da Piedade, aliás, dominou o pódio, com André Santos, em terceiro lugar, Marcinho, em quarto, Ademir, em quinto, e Harley, em sétimo lugar. Roberto Petrini (São Braz-PR), em sexto, e Giuseppe (Nacional-AM), em oitavo, completaram o pódio. 

Na Série Extra, mais um troféu foi levado para a Gávea. O rubro-negro Sarti Neto derrotou Thiago Spitz, do Vila Branca-MG, por 5 a 0, e foi campeão. Porphírio, do Grajaú Tênis Clube-RJ, ficou com a terceira colocação, à frente de Jhonata (Nacional-AM), Leo Machado (Tupinambá -MG), Alencar (Corinthians), Zero (Corinthians) e Fábio Fortes (Afumepa-RS).

Na categoria sub-18, José Augusto, do América, levou o título, à frente de João Eduardo (Vasco), Gabriel Martins (América), Dudu (América), Felipe Drago (AABB-DF) e João Carrasco (CAESO-DF). A organização do campeonato foi realizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) em parceria com a Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM). A próxima edição do Brasileiro será em Curitiba, em 2023. Promessa de grandes jogos e fortes emoções.

Biblioteca de "Planeta Dadinho"
Reler publicações anteriores de Alysson Cardinali

Nascido em Nova Friburgo (RJ), mas morando há 30 anos na cidade do Rio de Janeiro, o jornalista esportivo Alysson Cardinali, com passagens pelos jornais O Fluminense, Jornal dos Sports, O Dia e Expresso (Infoglobo), revistas Placar e Invicto, além do canal SporTV, é um apaixonado não só pela profissão, mas pelo futebol de botão. Praticante da modalidade dadinho, Alysson, de 51 anos, é atleta federado, pelo Fluminense Football Club, na Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj) e, além de disputar as competições oficiais pelo Brasil, pretende divulgar o esporte e angariar cada vez mais praticantes para perpetuar o futebol de botão entre as futuras gerações.

....................................

cardinali@mundobotonista.com.br



Posts anteriores 
Por Breno Marques 19 de abril de 2025
Insight
Por Marcio Bariviera 18 de abril de 2025
Botão raiz
Por Flávio Semim 17 de abril de 2025
Notáveis
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Mostrar mais