Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (05/08/2023)
Caros amigos leitores do “Muito Além das Mesas” Neste mês de agosto a dica cultural que trago para os amigos é de um filme que, acredito, muitos de vocês já assistiram. Mesmo assim, insisto em compartilhar aqui devido ao seu valor incrível como obra cinematográfica para quem ainda não conferiu e, por que não, quem já viu voltar a assisti-lo conferiu. Trata-se de uma obra-prima do cinema.
Enfim, estou destacando o incrível drama intitulado “Sangue Negro” (2008) do renomado diretor Paul Thomas Anderson que tem no elenco seu amigo, o espetacular e premiado ator inglês, Daniel Day-Lewis, vencedor de três Oscar de melhor ator e que, infelizmente, já se aposentou da sétima arte.
O que iremos ver em “Sangue Negro” é o inicio do século XX nos EUA no Estado da Califórnia, onde um solitário e ambicioso perfurador de petróleo chamado Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) compra a baixo custo dos fazendeiros ignorantes suas terras ricas em petróleo. Em uma dessas perfurações, um dos seus ajudantes morre por acidente de trabalho deixando órfão um bebê de colo, que ele acaba adotando como um bastardo. Planiview continua sua saga de comprar mais e mais terras produtivas, tendo sempre consigo essa criança que cresce com o nome de H.W. Plainview (Dilon Freasier).
Em meio às explorações, surge um obstáculo, o jovem pastor de nome Eli Sunday (ótimo Paul Dano). Ele é espertalhão, mora numa fazenda com seus pais e percebe as intenções de Plainview. O pastor desconfia da riqueza do petróleo, e assim quer levar vantagem em nome de Deus. É neste ponto que temos o grande conflito da obra protagonizado por Sunday e Plainview.
Como disse, “Sangue Negro” é uma obra-prima com produção estupenda - um pesadelo épico do diretor Paul Thomas Anderson. Na época de seu lançamento o filme foi indicado pela Academia a várias categorias do Oscar, incluindo o de Melhor Filme, mas levou somente o Oscar Melhor Ator, com justiça, para Daniel Day-Lewis. Caso tenha se interessado, este grande clássico está disponível na plataforma Netflix e fica aqui minha recomendação.
O Milagre
Título original: There Will Be Blood
Lançamento: 2008
Direção: Paul Thomas Anderson
Estúdio/produtora: Miramax/Paramount
Duração: 2h38min.