Painel do Mundo
Por Sergio Travassos (17/03/2023)
Quem nunca ouviu falar do Maracanã, mesmo não sendo seguidor do futebol, com certeza não é desse planeta. O icônico estádio de futebol viveu jogos emblemáticos, também, nas brincadeiras do jogo de botão. Quem nunca imitou a galera explodindo a gritar um gol nas nossas primeiras palhetadas?
Mesmo com sucessivas alterações para o Pan-Americano, Olimpíadas e Copa do Mundo, ainda é um lugar que, apesar de estar localizado no Rio de Janeiro, é a Meca dos amantes do futebol. E não é que estamos prestes a ter o nosso Maraca? Isso mesmo. O futebol de mesa tem uma sala que pode ser chamada de Maracanã.
O Departamento de futmesa do Botafogo do Rio está de mudança para uma sala com 350m², na Rua Riachuelo 373, quarto andar, no centro da capital. É um verdadeiro Maraca para o nosso jogo. O espaço, novinho em folha, será apresentado aos botonistas do Brasil no mês de março, 18 e 19.
Na ocasião, teremos a tradicional Copa Centro-Sul da modalidade 1t disco liso – já discorro sobre o assunto. Além do Salão com piso emborrachado negro para facilitar achar as bolinhas, espaço de convivência, um hall de entrada, varanda e dois sanitários. Um luxo digno das novas arenas do futebol.
Confira no carrossel abaixo uma galeria de fotos do local.
Para a Copa Centro-Sul da 1t disco liso, serão disponibilizadas no Gigante Glorioso, 16 mesas, sendo 14 delas em MDF naval e duas em folhado de madeira. A iluminação totalmente nova e em LED, com ótima climatização feita por quatro potentes ares-condicionados. Após o evento, o novo espaço será dividido entre 1t disco liso, 1t cavado, 3t, dadinho, sectorball, pastilha, 12t, chapas e subbuteo. Um trabalho árduo, capitaneado por Marcos Moysés e com colaboração de todos os atletas. Os melhores botonistas da modalidade terão a oportunidade e a honra de inaugurar o Gigante Glorioso.
Palhetas em chamas!
O ano mal começou e a temperatura já está alta. E não é por causa do verão, do aquecimento global, dos incêndios florestais. O calor se dá por torneios de altíssimo nível, em vários estados. As palhetas estão em chamas. Os botões riscam o campo soltando faíscas. Só há jogo “risca-faca”. O sangue dos botonistas ferve tal qual o dos foliões ferveram no carnaval. Abaixo, um resumo da fervura que está ocorrendo nas mesas do Brasil.
No Rio Grande do Sul, o furacão chamado Riograndina segue arrastando todos os troféus. Após o título brasileiro de Silvinho, o clube do Sul de Porto Alegre teve o seu atleta Paulo Timm levantando a Copa FGFM Top Ranking 2023 (ou Copa da Federação). Timm não deixou o sinal cair em momento algum do torneio, que reuniu os 32 melhores botonistas do Estado. Na final, bateu o botonista Alisson, da Academia, por 2x0.
imagem: canal da FGFM no Youtube
A Supercopa Bahia é o que poderemos chamar de torneio mais “brabo” de todos os tempos. O evento reuniu todos os baianos campeões do ano de 2022. Imaginem o nível. Demonstrando estar em excelente fase, Gabriel bateu Rocha por 1x0, revertendo a vantagem do adversário. Dudinha e Tosta, dois dos destaques da Bahia, caíram na primeira fase. Vejam só. Com a conquista, Gabriel já está garantido na Supercopa 2024.
O couro comeu nas mesas da Paraíba, na abertura do estadual. E pudemos ver que não é só de Flávio Villar que vive o futmesa paraibano. O velho Dino teve um final de semana de ouro e superou a promessa de Sapé, Dinho por 1x0. O pódio foi completado por Gilvan e Fábio Villar. Respectivamente, terceiro e quarto lugares.
Em Pernambuco, o Estadual começou da maneira que terminou 2022: vitória de Anselmo. O atual campeão Pernambucano foi crescendo durante a Copa Ivan Lima, chegando aos jogos eliminatórios com consistência. Na final, bateu um grande adversário, Pitanga, com um placar surpreendente: 3x0. Em terceiro lugar, tivemos Juninho. Na quarta colocação, Cariolano.
Leonardo foi o grande campeão estadual de 2022 do Espírito Santo. O atleta foi campeão invicto e com 100%, de aproveitamento. Sete vitórias, com 17 gols a favor. Uma incrível média de 2,42, de gols marcados. Na final, superou Toninho por 2x1. Rodrigo e Ricardo completaram o pódio.
“O campeão voltou!”. Esse foi o grito que ecoou alto no Salão da Associação dos Servidores da Caern (ASSEC), em Natal. Com uma campanha impecável, Franklin sagrou-se campeão após um empate sem gols contra Tiago. Por sinal, ninguém conseguiu furar o bloqueio defensivo de Franklin que, em oito partidas, não teve a defesa vazada. No sênior, numa final dos Dinossauros da ANFM, Correia venceu Judery por 2x1.
No Rio de Janeiro, uma conquista hercúlea no Torneio Início. Atleta do Olaria, Hércules mostrou que está mais forte do que nunca. E ele teve que superar um dos melhores cariocas no ranking nacional: Róbson Marfa. Na terceira colocação: Rogério e Paulo.
Mais de 50 botonistas sergipanos participaram do Troféu Átila Lisa, primeiro evento oficial de Sergipe. Ênio fez uma campanha incrível, com nove vitórias em nove partidas. Na final, superou o sempre favorito Flávio Lisa, por 1x0. Serginho foi o terceiro lugar e Magno o quarto colocado.
Algumas das partidas dessas competições, acompanhei com total atenção e pude constatar que as chamas estão altas, já no início da temporada. Portanto, teremos um ano que promete muitos bons jogos e, quem sabe, novos campeões.
Norte-Nordeste
No mesmo final de semana, Aracaju-SE, será sede da 43ª Copa Norte-Nordeste. A capital sergipana receberá os grandes nomes do botonismo 1 toque. Serão quatro categorias: júnior, adulto, sênior e master. O evento ocorrerá no Arcus Hotel By Atlantica. O último campeão adulto foi o baiano Dudinha, numa final polêmica contra o potiguar Rafinha.
Em casa, os sergipanos querem povoar, em peso, os pódios. A família Lisa continua jogando o fino da mesa. Mas os potiguares também vêm fortes. O megacampeão Franklin voltou à velha forma e promete batalhar pelo título. Seu filho e rival é outra esperança potiguar na categoria adulto. Da Paraíba, temos o atleta do Botafogo de João Pessoa, Flávio Villar, como o principal nome para alcançar o pódio.
De Pernambuco, além de Ansellmo temos a participação de cinco esperanças de repetir o feito do ano passado quando o Estado colocou quatro botonistas dentre os 16 melhores da competição. As esperanças, além do atual campeão estadual, Ansellmo, são: Fabiano, Tom, Juninho, Ícaro e Pitanga. Todos tentando desbancar os baianos. Para fazer o troféu continuar na Bahia, o nome do momento é Gabriel. No ano passado ele foi o campeão da Copa do Brasil Rio-2022 e já iniciou o ano levantando a Supercopa Bahia.
As informações que nos chegam é de que será um salão digno da regra e com transmissão da TV Nosso Futmesa da Paraíba. Assim, todos os botonistas do Brasil poderão acompanhar as imagens e bons comentários e não perder nada das outras mesas.
Sergio Travassos é diretor do Santa Cruz F.C. há doze anos, jornalista com outras duas formações, Educação Física e Marketing, que atua há muito tempo em prol do desporto pernambucano. Tendo passagens pela Federação Pernambucana e CBFM. Sendo uma das figuras que mais defende o jogo de futebol de mesa, independente da regra de atuação, bem como que as competições sejam feitas em locais públicos, visando atrair mais visibilidade para o futmesa.
....................................
travassos@mundobotonista.com.br
(081) 97100-2825