Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (08/04/2022)
Caro leitor, se você ainda não sabe, é chegada a hora de saber porque “o mundo é estranho”. Estou falando do ótimo filme “Veludo Azul” (1986) escrito e dirigido pelo genial David Lynch. Diretor esse que consegue criar com maestria o que é além da imaginação.
Neste seu clássico do suspense, iremos ver o jovem Jeffrey (Kyle MacLachian) retornando à sua cidade natal para visitar seu pai que sofreu um enfarto. Ele pega um atalho para ir até o hospital e numa dessas idas e vindas que Jeffrey (MacLachian) encontra no mato uma orelha humana.
Mesmo após levar a orelha para o policial, detetive Willians (George Dickerson), Jeffrey, não contente, resolve por contra própria investigar esse estranho caso com ajuda da sua amiga de infância, a também jovem Sandy (Laura Dern), filha do policial.
Nessa arriscada investigação, Jeffrey fica conhecendo a misteriosa e perturbada cantora Dorothy Vallens (bela Isabella Rossellini), e seu algoz, um sádico e perigoso traficante de nome Frank Booth (espetacular atuação do saudoso ator Dennis Hopper (1936 – 2010).
“Veludo Azul” é isso ! Dirigido de forma inteligente por David Lynch, onde a sedução e personagens sinistros nos prendem no sofá. Este filme tem a trilha sonora composta pelo ótimo Angelo Baladamenti, incluindo a musica “Blue Velvet” (1963) e o sucesso “In Dreams” do memorável Roy Orbison (1936 – 1988) tocada numa cena antológica.
Se você já assistiu “Veludo Azul” sugiro que assista de novo. Se ainda não assistiu, então vá até a plataforma da Amazon Prime e confira essa obra prima de David Lynch o mesmo que escreveu e dirigiu a sensacional serie “Twin Peaks” (2017), disponível na Netflix.
Veludo Azul.
(Título original: Blue Velvet)
Metro-Goldwyn Mayer (1986). USA