Saudações, amigos do Mundo Botonista!
O tema da coluna dessa semana está ligado à qualidade do nosso material de jogo, mesas, cavaletes, bolinhas, traves, etc. Estamos chegando num padrão FIFA no nosso esporte?
Como já joguei em tanta situação ruim e com materiais ruins, mas também com os melhores materiais, vou começar pela mesa. Mesa - acho que foi a maior e melhor evolução do nosso esporte nos últimos 15 anos. Super padronizada a ponto da maioria das equipes e federações optarem pelo material que estamos jogando hoje. A pintura, a beleza e a qualidade no acabamento são muito melhores que antigamente.
Cavaletes - material que ainda necessita de uma melhoria, talvez na qualidade, talvez no material ou armazenamento. Cada federação e cada clube tem a sua opção de acordo com sedes fixas ou salões em que as mesas não ficam montadas. Mas, em relação ao passado, também houve uma grande melhora, mas ainda pode melhorar mais.
Traves - acredito que, como a mesa, a melhor evolução, não de material, mas de estilo. Parafusada na mesa para que o botão não caia mais no chão quando entra em contato com ela. Lembrando que a trave atual possui até uma proteção na base para que não danifique os botões.
Bolinha - nosso calcanhar de Aquiles. É impressionante como sofremos a cada ano com as bolinhas novas. Estão cada vez com a durabilidade menor, com qualidade pior e com um material que ainda gera muita dúvida entre os botonistas. Não só o material, mas também o processo de fabricação que é um segredo guardado com cuidado pelo fornecedor - o que impede, por exemplo, até que os botonistas possam eventualmente contribuir com sugestões para o aprimoramento do material ou na melhoria deste processo de fabricação.
Eu acredito sim que atingimos um padrão alto de qualidade. Falta muito pouco para atingirmos um padrão FIFA. Mas chegaremos lá em breve!
Grande abraço a todos!!!