Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por Carlos Cláudio Castro (25/09/2020)

Substituições.

Uma coisa que mudou em virtude da pandemia, no Futebol, foi a questão das substituições. Passaram a ser possíveis cinco, mas em três momentos apenas, durante o jogo, sendo que as realizadas no intervalo da partida não contam como um desses três momentos. 

E no Futebol de Mesa, na modalidade 12 toques, podemos efetuar substituições dos componentes de jogo, no caso, goleiros e botões? E em que momentos do jogo elas podem ser feitas?

Em relação aos botões, cada botonista poderá substituir no máximo três e somente no intervalo da partida. Exclusivamente em caso de dano, que inviabilize o botão continuar jogando, a substituição poderá ser feita no decorrer do jogo, independente de substituições anteriores. 

Quanto ao goleiro, ele só pode ser substituído em caso de quebra ou defeito que inviabilize sua utilização. É importante lembrar que botões e goleiro, do mesmo time, que estejam ao mesmo tempo em campo, caso tenham advindo de substituições ou não, devem ter números diferentes entre si. 

Aí o Akiles, Dr. Botão, de Pernambuco, coloca a seguinte situação: o botonista pode alegar que o goleiro não está deslizando, na intenção de trocar, pra tentar “tirar a referência” dos chutes do adversário. E aí? Nesse caso não pode ser substituído. Não deslizar não inviabiliza o uso primário do goleiro, que é defender os chutes adversários. 

Referências: 
MODALIDADE BOLA 12 TOQUES
REGRAS OFICIAIS EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7: Artigo 14, Itens 14.2 e 14.3; Artigo 15, Item 15.7; Artigo 16.
O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.
....................................
carlos_claudio@mundobotonista.com.br
(085) 99158-6280
Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro
Posts anteriores 
Por Luke de Held 10 de novembro de 2025
Luke de Held, 57 anos, nascido em Londrina é botonista, guitarrista apaixonado por Rock n Roll, Blues e Beatles. Promotor de Justiça no Paraná, pai do Álamo, da Sofia e da Ana, marido da Vivi, filho da Dona Leonice e do Seu Lucilio. Este paranaense, aparixonado pelos esportes, praticou vários deles, sempre com excelente desempenho e muito foco: Faixa preta de Jiu-jitsu, foi medalhista de bronze no Mundial CBJJE 2009 e campeão Sul-Americano Master 2012 da modalidade. No atletismo sagrou-se tetracampeão paranaense, vice campeão Brasileiro, recordista juvenil e Jr. dos 400m rasos nos anos 80. Torcedor ferrenho do Londrina Esporte Clube, tem como meta ser campeão brasileiro de futebol de mesa, o esporte ao qual se dedica atualmente.
Por Sidney Alves 9 de novembro de 2025
Todas as cores do mundo, Tribuna do leitor
Por Flávio Semim 7 de novembro de 2025
Notáveis
Por Julio Simi Neto 7 de novembro de 2025
Muito além das mesas
Mostrar mais