Saudações amigos do Mundo Botonista!
A coluna de hoje será uma grande homenagem a um amigão que estaria completando 64 anos essa semana. Márcio Roberto Ramalho. Nosso Marcião! Filho do Seu Antonio e da Dona Helena, pai do Vinicius e Gustavo Ramalho. Seus pais (Seu Antonio e Dona Helena) eram muito amigos do meu pai, Anacleto, que no começo dos anos 90, era Presidente do Orfanato Lar Dom Bosco, em Socorro, e faziam parte da diretoria da Instituição. Tínhamos muitas ligações com a Família Ramalho, desde crianças. No próprio orfanato, nós nos reuníamos para as ceias de Natal e Ano Novo.
Márcio morava em São Bernardo do Campo, mas sempre estava em Socorro para rever seus pais. E como tinha grande amizade com a gente, entrou para a equipe de Futebol de Mesa do Clube XV de Agosto, desde seu início na Federação Paulista. Uma curiosidade, que marcou pra sempre a minha vida, foi no dia que ganhei a famosa Romênia. À tarde, naquele torneio, seu filho Vinicius foi avançando de fase, e como eu já estava fora e doido pra estrear meu time, eis que vem o Márcio me chamando pra jogar um amistoso. Óbvio que não foi somente um jogo, foi a tarde toda! E eu considero ali, naquele exato momento, o início "real" da minha história no Futebol de Mesa. Uns 2 ou 3 anos depois, o XV foi jogar contra o Santos FC na Vila Belmiro. Lá estava o Márcio com os filhos pra defenderem as cores quinzistas. Foi uma tarde muito especial, pois toda a equipe entrou no gramado e tirou uma foto histórica.
Mal sabíamos que aquele seria nosso último encontro. Pouco tempo após aquela partida, Márcio sofreu um AVC em 1998. Meu pai levou Seu Antonio e Dona Helena até São Bernardo, rezando o terço por toda a viagem. Fez o que podia e o que não podia pra ajudar a Família, mas infelizmente ele não aguentou. Desde então, nossos laços familiares se estreitaram, temos muita história pra contar, tanto do Vinicius e do Gustavo, como de seus primos, também botonistas, Denis Constantino, Cauê e Guimão, inclusive o Denis foi aluno de catequese da minha mãe.
É Marcião...você partiu sem saber da importância que tinha em nossas vidas, e hoje você tem um amigão aí do seu lado pra fazer os amistosos no céu. Enquanto isso, nós vamos nos encontrando por aqui, Família Zuccato com Família Ramalho! E como diz a música: "A amizade! Nem mesmo a força do tempo irá destruir..." Valeu por você existir, Amigo!!! Onde estiver, Parabéns Marcião!!!!!
Grande abraço a todos!!