Na coluna de hoje vou falar sobre ser bom ou ruim para nosso esporte ter várias regras.
É claro que vou falar da Regra 12 toques, que a maioria do pessoal que nos acompanha pratica. Mas também temos 1 toque com pastilha, 3 toques com bolinha, dadinho que são 9 toques e mais várias outras regras "bairristas", inventadas por jogadores que curtem "brincar" de jogar botão.
Existe o lado positivo e o negativo de termos muitas regras. Eu acredito que nosso esporte só sobrevive por isso. Se você não gosta de uma regra, vai jogar outra. Se não gosta de regras, joga em casa com os amigos, mas sempre está jogando! Esse leque de opções faz com que ainda apareçam novos adeptos do esporte.
A parte negativa está relacionada à exclusividade de cada regra, com materiais diferentes, a própria fabricação diferente, tempo de jogo diferente e também um público alvo diferente. Seria tão bom, quem sabe um dia, termos uma regra unificada, usando somente um tipo de material (Bolinha/pastilha/dadinho). Esse seria o meu sonho. Mas tenho a certeza de que isso é impossível no momento, podendo até fazer com que o pessoal que joga oficialmente se distancie do esporte.
Enquanto isso, nós estamos aqui tentando sempre melhorar o nosso esporte, tentando trazer mais adeptos, independente da modalidade, até porque REGRAS SÃO REGRAS.
Grande abraço a todos!