Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por Marcelo Lages Ramalhete (16/06/2020)

Regra internacional

Bem amigos do mundo botonista, hoje vamos abordar um tema que gera muitas dúvidas entre os botonistas: quais os requisitos exigidos para que uma regra seja oficialmente reconhecida como REGRA INTERNACIONAL.

Primeiramente, vamos recordar que atualmente temos 4 (quatro) regras internacionais reconhecidas pela CSAFM – Confederação Sul-Americana de Futebol de Mesa, são elas: 12 Toques, Chapas, Sectorball e Subbuteo.

Na coluna anterior, explicamos quais entidades internacionais regulam mundialmente cada modalidade, se vc perdeu, vale a pena dar uma lida para se inteirar sobre o assunto.

Voltando ao campeonato sul-americano, onde já tivemos 10 (dez) edições realizadas, com a presença da modalidade Subbuteo desde sua primeira edição, em 2010, 12 Toques desde a edição de 2012 e finalmente o Sectorball e Chapas a partir da edição de 2017. Temos que a próxima edição será realizada em 2021, em Valparaíso no Chile, ocasião em que a diretoria da CSAFM voltará a se reunir para deliberar.

Então vamos ao que interessa, para uma regra requerer a sua entrada no Campeonato Sul-Americano, ela precisa ser jogada em 2 (dois) continentes e 5 (cinco) países.

Ademais, é uma regra bastante parecida com a questão da oficialização de uma regra brasileira pela CBFM, sendo certo que a regra deve ser jogada em 5 (cinco) Estados, realizando campeonatos estaduais com regularidade, passando então ao status de regra experimental através de requisição, sendo certo que, durante o período de experiência deverá realizar 5 (cinco) campeonatos nacionais em Estados diferentes, para enfim ser homologada como regra oficial.

Bem pessoal, este foi o tema de hoje, esperamos que a 12 Toques consiga cada vez mais desbravar fronteiras, lembrando que podemos registrar como nações que já participaram das competições internacionais de 12 Toques, bem como que atualmente temos praticantes, as seguintes nações: Brasil – Argentina – Chile – USA – Canadá – Portugal – Espanha – Itália – Polônia – Sérvia – Romênia – Hungria – Austrália e Japão.

Seguimos com a expansão, em um trabalho “missionário”, objetivando um número cada vez maior de nações que venham a engradecer nossas competições internacionais.
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: