Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (xx/xx/2024)

A estrada

Neste mês, o livro volta a ser o destaque na sua coluna “Muito Além das Mesas” e como dica de leitura digo que será um drama chocante, uma ficção apocalíptica e um suspense de tirar o folego.  Estou destacando o premiado livro intitulado “A Estrada” do escritor americano Cormac McCarthy. Ele nasceu no ano de 1933 em Providence, Rhode Island e veio a falecer aos 89 anos em 2023 na cidade de Santa Fé, no Novo México.

McCarthy, quando jovem, serviu a Força Aérea Americana  e depois estudou artes na Universidade do Tennessee. Foi durante seus estudos, que McCarthy descobriu seu talento para a literatura. Porem, somente em 1992 ele começou a ser conhecido lançando seu primeiro romance intitulado “Todos os Belos Cavalos”. Dali em diante, McCarthy não parou mais. Em sua carreira, foram doze livros, duas peças para teatro, cinco roteiros para o cinema e três contos sendo de western e pós-apocalíptico. Vários prêmios foram parar na sua prateleira, tais como o National Book Award (1992) e o Prêmio Pulitzer de Ficção (2007).

O seu livro “A Estrada”, publicado pela primeira vez em 2006, é considerado uma obra-prima, sendo um dos melhores livros pós-apocalíptico escrito até hoje . Nele o leitor irá conhecer, num futuro não muito distante, dois personagens centrais; o pai e seu pequeno filho andando numa estrada que parece não ter fim, rumo ao litoral sul, em meio à desolação total do planeta devido a uma possível catástrofe apocalíptica. Com uma escrita direita, sem rodeios e diferente, McCarthy trás para o leitor uma jornada que os protagonistas empreendem em um futuro, no qual não existe mais a esperança.

Tudo que o pai e filho encontram pela frente é pouca comida, água escassa, frio intenso, solidão, chuvas intermináveis, poluição, sol inexistente, florestas devastadas pelo fogo, corpos queimados e cidades abandonadas. A sobrevivência é uma luta diária. O perigo pode surgir, a qualquer momento, com os outros sobreviventes  que usam a carne humana para se alimentar. Mesmo correndo esse risco de encontrar pela frente a “gente do mal”, o pai e filho continuam na estrada rumo ao litoral, na esperança que possam ter uma nova vida com a “gente do bem”. 

“A Estrada” é livro de 240 paginas, que irá prender a sua atenção do começo ao fim. O sucesso foi imediato e o livro foi adaptado para o cinema em 2009 com o mesmo titulo, sob a direção de John Hillcoat, tendo o ator Viggo Mortensen no papel do pai e o ator mirim Kodi Smit-McPhee no papel do filho.

É sempre bom lembrar que McCarthy não ficou só conhecido por esta obra aqui indicada, mas também num outro livro intitulado “Onde os Fracos Não Tem Vez” publicado pela primeira vez junto com “A Estrada” em 2006 e logo foi adaptado para o cinema sob a direção dos ótimos irmãos Coen. No elenco temos; Javier Barden, Tomy Lee Jones e Josh Brolin. Este ótimo produção levou o Oscar de Melhor Filme em 2008.Ambos estão disponíveis  na Amazon Prime, basta você conferir. 

É isso ai ! Quer uma leitura rápida e que retrata de forma genial o Apocalipse ? Então, nada melhor que ler “A Estrada” de Cormac McCarthy, considerado pela critica literária, como um dos dez melhores livros dos últimos tempos. No Brasil, seu lançamento foi pela Cia das Letras e também você pode encontrá-lo no Kindle. Boa leitura.

A Estrada
Autor: Cormac McCarthy
Título original: The Road
Lançamento: 2006
Editora: Companhia da Letras
Páginas:  (240)

Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Por Alysson Cardinali 26 de outubro de 2024
Planeta Dadinho
Mostrar mais
Share by: