Painel do Mundo
Por Márcio Bariviera (28/07/2024)
Julho é um mês bacana. Primeiro por ser o mês sete e sete é meu número da sorte. Antes que alguém me pergunte, nunca ganhei nada na vida por causa do sete, seja rifa da escola, seja um dos números do cartão da loteria, nadica de nada. Simplesmente gosto do sete e ponto.
Julho também é mês de férias escolares. E das minhas férias de trabalho. Gosto do ócio de julho. Ficar uns dias sem fazer nada em julho é muito gostoso. A gente usa o tempo para resolver um monte de coisas e quando volta ao trabalho, nota que resolveu, quando muito, 10% do que queria, pelo simples motivo que usou os outros 90% para fazer nada. Esplêndido, isso.
A parte ruim é que a gente não consegue ficar sem acordar cedo. Depois que viramos pais, pode esquecer. O relógio biológico está sempre alí, te despertando às seis e pouco, um pouco antes do despertador do celular.
E, assim sendo, fui tomar um café com a patroa, quando ela perguntou “o que você vai fazer hoje? ”. Resolvi respondê-la em forma de poesia:
Hoje vou fazer nada
No máximo jogar botão
Sem mesa, sem pressão
Como antigamente, no chão
Vou ralar os joelhos, azar
Nada vai me desanimar
E se as costas vierem a doer
Saibam elas, sou osso duro de roer
A palheta, amiga querida
Seguirá firme na minha mão
Tão importante em minha vida
Guardada em meu coração
Gulliver azul, branco e vermelho
Três times, cabe um torneio
Goleiras de plástico, bola pastilha
A tarde, iluminada, brilha
E no fim do dia, quando minha querida chegar
Já estará pronto o seu jantar
E neste momento vou aproveitar
Para dizer quem irá o torneio ganhar
Não haverá favorito
Jogos parelhos, já está escrito
E assim terei férias de glória
Pelo dia que ficará na memória
Ela riu, se despediu com um beijo e desejou que eu aproveitasse esse dia, que tenderia a ser muito especial. Por fim, na porta, me chamou de Drummond dos botões. Depois que saiu fiquei ali, pensando: será que Drummond chegou a jogar botão?
O gaúcho de Rodeio Bonito, Marcio Bariviera é gerente administrativo do União Frederiquense, clube que disputa a Série A2 do Gauchão, além de assinar uma coluna semanal no jornal O Alto Uruguai, de Frederico Westphalen-RS. Rock e futebol de botão são duas paixões desde a infância (e se puder dar palhetadas ouvindo Led Zeppelin fica time completo).
....................................
marcio_bariviera@mundobotonista.com.br
(055) 99988-6612