Painel do Mundo
Por Erismar Gomes (31/07/2024)
Confesso para vocês que uma coisa tem me incomodado, e muito, que são os comentários que o futebol de mesa não é esporte. Essa afirmação não é só um absurdo, é um desrespeito a todo um trabalho abnegado de vários botonistas do passado, que lutaram muito para que nosso esporte fosse reconhecido oficialmente, o que se deu nos idos de 1988. Recentemente, afirmei em um grupo de debates, que opinião cada um tem a sua, e que todos temos o direito a externar o que consideramos correto. Entretanto, emitir uma opinião na contramão de um fato é desdém. Serei mais sendo mais explícito ainda: "uma opinião não muda um fato". Não adianta dizer que um pedaço de madeira se trata, na realidade, de uma pepita de ouro, já que nada vai mudar o fato de que madeira jamais será ouro. Coloca-se- como opinião uma zombaria, uma zoeira, como diz a geração Z, com qual intuito? Vamos ser otimistas e achar que tal "opinião" é expressa como algum descontentamento com o esporte, ou seja, uma ironia. Entretanto, a ironia é muitas vezes encarada com uma infeliz provocação, um deboche a todos os praticantes que encaram o futebol de mesa como de fato, e repito, reconhecidamente o é.
Devemos levar em consideração que o futebol de mesa é praticado em todo território nacional e que existe uma entidade oficial que gerencia o esporte no Brasil: a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM). Os estados possuem suas federações que são filiadas à CBFM, federações essas que são fundadas por clubes de cada estado, e nelas existem inúmeros grandes clubes filiados, como exemplo podemos citar Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Fluminense - entre outros clubes cariocas - São Paulo, Corinthians e Palmeiras entre os clubes paulistas, Sport e Santa Cruz em Pernambuco, Londrina, Internacional e Avaí no Sul, e por aí vai. Em todos os estados há clubes de todos os tamanhos praticando o nosso esporte.
Tanto a CBFM como as federações estaduais são entidades devidamente legalizadas, com seus respectivos registros no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), com estatutos, taxas recolhidas aos órgãos governamentais competentes. Há competições regulares em cada um destes estados, tanto individuais como por equipes. Temos também competições regulares nacionais, competições internacionais, todas elas organizadas, inclusive como aferição via ranking para o atleta ter o direito a uma vaga em cada uma delas. Falando só da regra 12 Toques, o atleta tem disponível, no máximo até o mês de fevereiro, o calendário de toda temporada, com as competições que ele e seu clube poderão disputar.
Ora, como é possível, diante de tudo que acabei de expor, afirmar que futebol de mesa não é esporte? Muitos outros esportes amadores não possuem nossa organização. Com dizer a um clube que conquistou um campeonato nacional, ou até mesmo mundial, que a conquista não tem representatividade pois o futebol de mesa não é esporte? Como dizer o mesmo ao atleta campeão nacional Individual, com todas as viagens e dificuldades para se disputar um campeonato brasileiro ou uma copa do brasil? Enfim, meus amigos, nosso esporte merece mais respeito. Ele tem suas dificuldades e obstáculos a serem superados, mas também podemos nos orgulhar da trajetória que ele teve até aqui, pois já progrediu muito e, a meu ver, vai continuar trilhando esse mesmo caminho vitorioso por muitos e muitos anos.
Biblioteca de "Doze Giros"
Reler publicações anteriores de Erismar Gomes
O corretor de seguros Erismar Ferreira Gomes, é paulista, torcedor do Santos F.C, e um apaixonado pelo futebol de mesa e virtual (no video-game). No Futebol de Mesa tem um rastro indelével tanto no espectro da gestão (tendo sido diretor de departamentos em clubes importantes como Corinthians e Maria Zélia) e presidente da Federação Paulista; quanto na qualidade de atleta - onde ostenta inúmeros títulos, incluindo um bicampeonato Brasileiro por equipes e o título Brasileiro individual em 2005 (ambos na categoria masters). Erismar é uma testemunha privilegiada da história e evolução da regra 12 toques pois não apenas a viu nascer mas participou ativamente da sua história.
....................................
erismar@mundobotonista.com.br
(011) 99653-1317