Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (30/09/2022)
Caro leitor, os filmes voltaram à coluna “Muito Além das Mesas” e para este mês a dica é o ótimo filme dirigido pelo saudoso e premiado diretor inglês, Alan Parker (1944 – 2020). Estou destacando o inteligente “A Vida de David Gale” (2003), que trás no elenco atores de peso, como: Kevin Spacey, Kate Winslet e Laura Linney.
O que você irá ver é o respeitado David Gale (Kevin Spacey), um professor de filosofia, que além de suas aulas na faculdade, é um pai de família e também um ativista político - pelo que vem a ser julgado em seu estado (Texas) e condenado à pena de morte.
Mesmo David Gale passando por uma crise pessoal, a cidade fica abalada ao saber que sua antiga aluna, e também ativista, Constance Harraway (Laura Linney), foi encontrada estuprada e brutalmente morta, tendo evidencias do envolvimento do professor.
Preso e condenado à pena de morte, dias antes de sua execução, ele pede a presença de uma jornalista investigativa de nome Bitsey Bloom (Kate Winlest), para relatar fatos importantes sobre o caso, querendo com isso afirmar que é inocente.
A jovem Bitsey, a principio não entende o porquê ser ela a escolhida, mas acaba aceitando e na companhia de um estagiário, eles vão até o presídio ouvir o professor.
Começa ali um genial quebra cabeça, pois através de um estranho depoimento, fatos novos e até então não revelados por ele, surgem para juntar as peças do jogo, podendo mudar toda a sentença. Mas, será que dará tempo de livrar o professor da morte? E por que só agora ele resolveu dar pistas justamente a uma esperta jornalista para que ela encontrasse a verdade?
Enfim, você quer saber se foi ou não assassinato e o real motivo? Então, assista “A Vida de David Gale”, esse filmaço que está disponível na plataforma Netflix e tire suas conclusões.
A vida de David Gale
(Título original: The live of David Gale)
Universal Films (2003). USA