Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (26/11/2022)
Argentina, 1985

Amigos leitores do “Muito Além das Mesas”, o destaque deste mês vêm outra vez do excelente cinema argentino, já premiado com 2 Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e, não duvido, pode ser premiado novamente em 2023 como este incrível “Argentina, 1985” (de 2022) do ótimo diretor Santiago Mitre.
O filme é baseado em fatos reais, onde o promotor público de nome Júlio Cesar Strassera (interpretado de forma espetacular pelo ator Ricardo Darín), recebe no fim de 1984 o pedido de Raul Alfonsin, o 1º presidente argentino civil após 7 anos de ditadura militar, para investigar, julgar e culpar os crimes praticados pelos militares durante aquele período.
De inicio, o respeitado Strassera recusa essa missão por temer a sua vida e de sua família, mesmo com o termino da ditadura em 1983, pois ainda era recente na memoria e muitos defendiam os ex-presidentes e a sua junta militar.
Ao tomar coragem, o promotor encontra recusas em contratar advogados experientes para auxiliá-lo, pois também temiam ameaças. Surge para ajudá-lo o jovem advogado Luiz Moreno Ocampo (Peter Lanzani), que trás consigo recém-formados para essa difícil tarefa.
É neste instante que você conhecerá um dos julgamentos mais importantes da historia, só superado com os dos nazistas em Nuremberg realizado no ano de 1945 após a 2ª Guerra e este fato também foi para o cinema em 1961 com um grande elenco sob a direção de Stanley Kramer.
Em “Argentina 1985” tudo é perfeito, o roteiro, a filmagem do local onde ocorreu o julgamento foi o mesmo do verdadeiro, somado nas interpretações marcantes, além do drama real, temos ótimos cenários e figurinos de época.
“Nunca mais!”, a famosa frase do promotor em suas considerações finais, após culpar os acusados, marcou para sempre o episódio e a história daquele julgamento.
A despeito do recorte e da abordagem, eu destaco o filme como um dos melhores deste ano e como sério candidato ao Oscar de 2023 em algumas categorias - incluindo Ricardo Darín, que pode conquistar seu primeiro (e justo) prêmio de Melhor Ator.
Enfim, se você gostou da dica, então não perca tempo e vá à plataforma do streaming da Amazon Prime e confira esse filmaço, Simplesmente imperdível. Volto em dezembro para a última crônica da temporada. Até lá.
Argentina,1985
Kenya Films (2022). Argentina