Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (26/11/2022)

Argentina, 1985

Amigos leitores do “Muito Além das Mesas”, o destaque deste mês vêm outra vez do excelente cinema argentino, já premiado com 2 Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e, não duvido, pode ser premiado novamente em 2023 como este incrível “Argentina, 1985” (de 2022) do ótimo diretor Santiago Mitre.


O filme é baseado em fatos reais, onde o promotor público de nome Júlio Cesar Strassera (interpretado de forma espetacular pelo ator Ricardo Darín), recebe no fim de 1984 o pedido de Raul Alfonsin, o 1º presidente argentino civil após 7 anos de ditadura militar, para investigar, julgar e culpar os crimes praticados pelos militares durante aquele período. 


De inicio, o respeitado Strassera recusa essa missão por temer a sua vida e de sua família, mesmo com o termino da ditadura em 1983, pois ainda era recente na memoria e muitos defendiam os ex-presidentes e a sua junta militar.


Ao tomar coragem, o promotor encontra recusas em contratar advogados experientes para auxiliá-lo, pois também temiam ameaças. Surge para ajudá-lo o jovem advogado Luiz Moreno Ocampo (Peter Lanzani), que trás consigo recém-formados para essa difícil tarefa.


É neste instante que você conhecerá um dos julgamentos mais importantes da historia, só superado com os dos nazistas em Nuremberg realizado no ano de 1945 após a 2ª Guerra e este fato também foi para o cinema em 1961 com um grande elenco sob a direção de Stanley Kramer.


Em “Argentina 1985” tudo é perfeito, o roteiro, a filmagem do local onde ocorreu o julgamento foi o mesmo do verdadeiro, somado nas interpretações marcantes, além do drama real, temos ótimos cenários e figurinos de época. 


“Nunca mais!”, a famosa frase do promotor em suas considerações finais, após culpar os acusados, marcou para sempre o episódio e a história daquele julgamento.


A despeito do recorte e da abordagem, eu destaco o filme como um dos melhores deste ano e como sério candidato ao Oscar de 2023 em algumas categorias - incluindo Ricardo Darín, que pode conquistar seu primeiro (e justo) prêmio de Melhor Ator.


Enfim, se você gostou da dica, então não perca tempo e vá à plataforma do streaming da Amazon Prime e confira esse filmaço, Simplesmente imperdível. Volto em dezembro para a última crônica da temporada. Até lá.

Argentina,1985
Kenya Films (2022). Argentina

Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Breno Marques 19 de abril de 2025
Insight
Por Marcio Bariviera 18 de abril de 2025
Botão raiz
Por Flávio Semim 17 de abril de 2025
Notáveis
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Mostrar mais