Amigos do Mundo Botonista,
Hoje vamos abordar um tema bastante interessante, as entidades máximas do Futebol de Mesa Mundial.
Antes de começarmos a falar sobre a nossa modalidade internacional (12 Toques), vamos dar uma pincelada no organograma mundial das demais modalidades.
O Subbuteo é gerido mundialmente pela FISTF (Federation International Sports Table Football), www.fistf.com , enquanto que o Futebol Chapas é gerido pela FIFC – Federación Internacional de Fútbol Chapas, www.fifchapas.wordpress.com. Para Fútbol Chapas, sugerimos ainda uma visita ao site https://www.ligafutbolchapas.com/. Finalmente, temos a ISBF – International Sectorball Federation, www.isbf.info, que regulava exclusivamente a modalidade Sectorball.
O Brasil encontra-se devidamente filiado nas entidades acima mencionadas, bem como à CSAFM (Confederação Sul-Americana de Futebol de Mesa).
Se você está lendo atentamente essa coluna, você já descobriu em qual das entidades acima a regra brasileira internacional encontra-se inserida, mas se o “regulava” lhe passou despercebido, estamos aqui para lhe informar que a ISBF que regulava exclusivamente a modalidade Sectorball, passou também a regular a nossa modalidade 12 Toques, a partir de 2009.
Pois bem, porque estamos tocando nesse assunto essa semana?
Pelo seguinte fato, meus amigos, encontram-se em movimento 2 (duas) negociações bastante relevantes que gostaríamos de compartilhar com vocês.
A primeira, trata-se da alteração de nome da ISBF e a consequente mudança de sua logomarca. Como atualmente a entidade rege as modalidades Sectorball e 12 Toques, não faz sentido a manutenção de seu nome atual.
CTFS – Confederation of Table Football Sports é o nome em baila, que vem sendo estudado pelas nações filiadas à ISBF, sendo certo que encontra-se na fase de pesquisas, justamente para evitar qualquer problema com a I.T.S.F que regula o esporte que nós brasileiros conhecemos como totó, matraquilhos, pebolim, pimbolim, dentre outras expressões, bem como com a própria FISTF, uma vez que, atualmente, as entidades convivem de forma pacífica.
Falando em FISTF, chegamos à nossa segunda negociação, essa com elevado grau de dificuldade, pois seu objetivo final é fundir todas as modalidades em uma única entidade internacional de Futebol de Mesa.
Na próxima segunda-feira, 15/06, teremos uma live da CBFM em seus canais oficiais, onde o entrevistado será justamente o presidente da FISTF, o australiano Steve Dettre.
Finalizo conclamando a galera do DESIGNER ligada ao Futebol de Mesa para que juntos possamos chegar a uma nova logo para a Confederação Internacional.