Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Notícias do Mundo

 Por: José Carlos Cavalheiro e
José Quartim Barbosa
(06/06/2024)

Londrina 2024:

Uma celebração ao futebol de mesa

Paraná realiza um campeonato brasileiro de excelência mas que ficará marcado pelo acolhimento e pelo aspecto humano.

Entre os dias 30/05 e 02/06, a Federação de Futebol de Botão do Estado do Paraná (FFPR) e a Liga União de Futebol de Mesa, com a chancela e coordenação da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), realizaram o 34º Campeonato Brasileiro de Futebol de mesa da regra 12 toques na cidade de Londrina-PR. O evento teve como grande marca o cuidado com o conforto e acolhimento aos 240 atletas participantes que, ao lado de fãs e familiares, ocuparam todas as suítes, acomodações e corredores do Blue Tree Premium Hotel e fizeram do local uma espécie de Disneylândia do futebol de mesa no último feriadão de Corpus Christi. Veja a seguir, como foi cada dia do BR Londrina 2024.

Dia 01 (quinta-feira, 30/05)

A competição teve início na parte da tarde com o protocolo de abertura comandada pelo presidente da FFPR, Sr. Alessandro Martins e por uma belíssima execução do hino nacional brasileiro, feita em voz e violão pelo tricampeão brasileiro máster de 12 Toques,  Almo de Paula. Após o cerimonial foi dado início ao torneio com os jogos da categoria adulto. Os 128 atletas inscritos foram divididos em oito grupos com 16 atletas, classificando-se apenas os quatro melhores de cada chave (64 no total) para a fase seguinte.

Os destaque deste primeiro dia de competição foram os atletas que passaram com 100% de aproveitamento, ou seja, vencendo todos os seus sete jogos: Pedro Prando-PR (60 gols/saldo 32 gols), Rogerio-PR (48 gols/saldo 27 gols) e Mauro-SP (48 gols/saldo 25 gols). Destaque também para três atletas que terminaram invictos nesse primeiro dia, todos com seis vitórias e um empate: Alex Lucatelli-SP (48 gols/saldo 20 gols), Jefferson Genta (40 gols/saldo 20 gols) e Denis Albarello-SP (42 gols/saldo 16 gols).


Os 64 atletas que ainda seguiam na disputa do título foram reunidos em oito grupos de oito competidores, com destaque para o grupo de número oito, um provável "grupo da morte" reunindo os campeões mundiais Jefferson Genta e Quinho Zuccato, o atual vice-campeão brasileiro, Marcus Vinícius-RJ e os experientes Roger-PR, Rodrigo Pedreira-SP, Igor Monteiro-RJ e Ricardo Riemma-GO.

Dia 02 (sexta-feira, 31/05)

No segundo dia da competição, além da sequência da categoria adulto, foi a vez das estreias das categorias Máster e Sub18. Os 93 másters foram divididos em nove grupos de oito jogadores, e três grupos com sete, devido a haver três WO. Por sua vez, os atletas Sub18 começaram seu torneio no qual todos se enfrentariam em turno único.


Entre os veteranos, quatro terminaram o dia com pontuação perfeita, ou seja, venceram todos os seus jogos: Fernando Santos-SP (41 gols/saldo 32 gols), Dema-SP (54 gols/saldo 27 gols), Leandrin-SP (45 gols/saldo 5 gols) e Moacir Henze-RJ (42 gols/saldo 20 gols). Manoel Moura-CE e Eder Sérgio-PE terminaram esse primeiro dia invictos, entretanto, apesar de cada um ter empatado dois jogos, foram os líderes dos seus respectivos grupos.


No final deste segundo dia do campeonato foi realizada uma FanFest do Mundo Botonista - Londrina 2024 para os participantes ao redor da piscina da mansão do Porks (bar oficial do evento, bem próximo ao hotel). A Sunset Party teve rodadas de chope de cortesia para todos os convidados, boa comida e a música ficou por conta de Almo de Paula e Luke de Held, atletas e músicos paranaenses. 

Dia 03 (sábado, 01/06)

No terceiro dia das competições, a categoria Sub18 definiu os oitos finalistas (dois paranaenses, três paulistas e três pernambucanos) que disputariam em uma série "mata-mata" no dia seguinte para definir o campeão brasileiro 2024. A melhor campanha até aquele momento era de João Antônio-PR, com 36 pontos (12 vitórias e três derrotas), seguido de Melli Jr-SP com 32 pontos (dez vitórias, dois empates e três derrotas). Naquele momento não havia mais invictos no torneio de menores.


Na categoria Máster foram definidos os 16 melhores competidores, que continuariam na briga pelo título no dia seguinte, quando seriam divididos em quatro grupos com quatro participantes. O único atleta máster invicto até aquele momento era Fernando Santos-SP, tendo empatado uma única partida. A terceira etapa também ficou marcada pela eliminação de Mário Novaes-SP que tentava o bi-campeonato.


Por sua vez, na categoria adulto, os 32 sobreviventes na briga pelo título foram divididos em quatro grupos com oito atletas cada, passando apenas a metade para a fase seguinte. Destaque para o grupo 36 que classificou nada mais nada menos do que Quinho-SP, Ednilson Gaffo-PR, Mauro-SP e Victor Heremann-PR. Para o dia seguinte foram, então, formados quatro grupos com quatro jogadores. A surpresa foi a desclassificação do atual campeão mundial Denis Albarello. Ao final deste dia também não havia mais invictos nesta categoria.

Confira a galeria de fotos do Brasileirão Londrina 2024:

Fotos do BR Londrina 2024

Dia 04 (domingo, 02/06)

Categoria Sub18

O último dia do Brasileirão - Londrina 2024 reservava as maiores surpresas, frustrações e alegrias, dependendo dos resultados e das expectativas dos envolvidos. Na categoria Sub18, o paranaense João Antônio colocou outra vez seu nome na lista de campeões brasileiros. Como já citado, nessa categoria os 16 atletas se enfrentaram em turno único, sendo que os 8 primeiros disputariam a série ouro e se manteriam com a possibilidade de obter o título nacional. Nesta primeira fase João Antônio venceu 12 dos seus 15 jogos, perdendo apenas três. Nas quartas de final ele bateu seu conterrâneo Marquinhos por 6 a 2, conquistando o direito de enfrentar Joãozinho-PE a quem venceu por 3 a 2, chegando à grande decisão. Na final, aplicou 5 a 2 no paulista Manú e sagrou-se bi-campeão brasileiro, levando mais um troféu para o Londrina Esporte Clube e para o futebol de mesa paranaense.

Baixar tabela completa
Categoria Máster

O derradeiro dia da categoria Máster também foi bastante movimentado. Dos 16 participantes da última fase de grupos, apenas oito continuaram na disputada para as quartas-de-final, que era eliminatória: Confira os resultados:
Éder Sérgio-PE 5x1 Dalla Stella-PR
Teruel-SP 5x4 Rubão-PR
Anoel-SP 4x2 Akiles-PE
Serginho Russo-SP 5x4 Henrique


Nas semifinais Éder Sérigo-PE bateu Teruel-SP por 6 a 4 e, em confronto paulista, Anoel venceu Serginho Russo por 3 a 2. Resultados que definiram os finalistas. Numa partida extremamente nervosa e repleta de erros de parte a parte, já no último chute do jogo, Éder Sérgio garantiu, pela primeira vez, o título brasileiro individual, agregando à sua galeria de troféus seu terceiro título nacional, já que anteriormente conquistara o Brasileiro de clubes Máster em 2022 e a Copa do Brasil Master em 2023 (ambos disputados em Caruaru-PE).

Baixar tabela completa
Categoria Adulto

Na principal categoria da modalidade, assim como aconteceu com os másters, apenas dois atletas de cada grupo se classificaram entre os 16 melhores botonistas e prosseguiram na luta pelo título. Os sobreviventes avançaram para a disputa da fase de quartas-de-final; seis atletas de São Paulo e dois do Rio de Janeiro, sendo que, curiosamente, houve cruzamento apenas entre atletas da mesma federação. Confira os resultados dessa fase e os quatro classificados para a semifinal:

Thiago Rocco-SP 7x3 Ednilson Gaffo-SP
Pedro Neto-SP 5x4 Victor Heremann-SP
Quinho-SP 6x5 Melli-SP
Marcus Vinícius-RJ 6x5 Nando-RJ

Na fase semifinal a vantagem do empate não se fez prevalecer e aqueles que a detinham acabaram derrotados. Thiago Rocco venceu Pedro Neto por 6 a 3 e na reedição da final do Brasileirão 2023, Marcus Vinícius e Quinho se enfrentaram em outro grande jogo, dessa vez com a vitória do atleta carioca pelo placa de 7 a 6. Essa vitória determinou o fim da hegemonia do atleta paulista, que havia vencido tanto o Brasileirão como a Copa do Brasil de 12 Toques em 2022 e 2023. 

Baixar tabela completa

Para quem não acredita que raios nunca caem no mesmo lugar, talvez seja uma boa hora para rever alguns conceitos. A final da categoria Adulto deste Brasileirão em Londrina parecia um truque do destino, com uma série de déjà vu (aquela estranha sensação de estar revendo algo). Thiago Rocco-SP, novamente, foi campeão precisando da vitória e faz isso com um chute depois do toque da campainha, a exemplo do que acontecera em Blumenau-SC no seu primeiro título, em 2019 contra Robertinho-PR. E as coincidências não param por aí. Marcus Vinícius-RJ, viu novamente o título brasileiro lhe escapar sofrendo um gol após o final do tempo regulamentar da partida. Thiago Rocco conquistou, então, seu segundo título Brasileiro, entrando para uma lista muito exclusiva da história dos Brasileirões 12 toques.

A 34ª edição do BR Individual 12 toques, o Brasileirão 2024, foi um grande sucesso comercial, de estrutura e organização. Apesar de ter tido apenas seis meses para preparar o campeonato, Londrina soube escolher locações, parceiros importantes, divulgar e atrair patrocinadores para seu evento. Se o Brasileirão 2023 - Parque Jacarepaguá RJ ficou marcado como um torneio "dos sonhos", permitindo a visibilidade da modalidade num Shopping Center com grande circulação de pessoas, Londrina 2024 fez opção pelo aspecto humano ao oferecer um ambiente mais aconchegante e investir no conforto dos visitantes. Responsável pela promoção do evento e diretor da plataforma Mundo Botonista, Jeferson Carvalho, celebra o momento vivido pelo futebol de mesa. "Estes dois últimos Campeonatos abrem caminho para um modelo de gestão de arena com foco nos atletas, familiares, fãs e adeptos. Nosso esporte está descobrindo um outro conceito de evento que passa a ser vendido como um espetáculo, com atrações não somente para quem vem competir, mas também passear, consumir, descansar, se divertir, fazer negócios, etc.". Que venham então os próximos espetáculos. 

Formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, José Carlos Marques Cavalheiro, nasceu na capital carioca no ano de 1962. Foi atleta de futebol de mesa na regra 12 Toques de 1998 a 2005, quando foi viver em diferentes lugares: São Paulo, Paris, Jundiaí e Bogotá, onde atualmente reside. É o responsável pelo site da FEFUMERJ desde dezembro de 2004. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Comunicação da entidade.

....................................

cavalheiro@mundobotonista.com.br
fefumerj@fefumerj.com.br

José Oswaldo Quartim Barbosa é jornalista e está à frente da agência QComm Comunicação (www.qcomm.com.br). Criador do site Futebol de Mesa, o primeiro portal do Brasil 100% dedicado ao esporte (de 2000 a 2005). Joga futebol de mesa oficialmente desde 1992 em São Paulo. Já foi campeão Paulista individual e outras 14 vezes campeão por equipes, além de ter conquistado o Brasileiro Interclubes, em 2019, pelo Círculo Militar de São Paulo. 

....................................

quartim@mundobotonista.com.br

(11) 97027-5256

Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Por Alysson Cardinali 26 de outubro de 2024
Planeta Dadinho
Mostrar mais
Share by: