Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Notícias do Mundo

 MB Press (07/06/2024)

Editorial:

O melhor Brasileirão da história?

O futebol de mesa federado tem vivido sua "era de ouro" no que diz respeito ao planejamento, à organização e realização de sua maior competição - o Campeonato Brasileiro individual da regra 12 toques. Dando continuidade a uma espécie de círculo virtuoso, Londrina-PR se impôs como meta realizar um evento que não deixasse nada a desejar em comparação ao seu antecessor no Rio de Janeiro. Quem viu o que a FEFUMERJ havia entregado, há exatos 12 meses, no BR 2023, sabia o quão audacioso era este objetivo, afinal, o torneio no Shopping Parque Jacarepaguá-RJ, apelidado de "o Brasileirão dos sonhos" era considerado, por muitos, o maior e mais bem sucedido da história. Pois bem, e para não deixar dúvidas pairando no ar, prometo ao leitor responder, até o final deste editorial, quem levou a melhor nessa disputa de maior campeonato brasileiro de todos os tempos.

Como foi o Brasileirão 2024?

Comecemos por descrever esta 34ª edição do BR individual 12 toques sob o aspecto comercial, da estrutura e da organização. Londrina, apesar de ter tido apenas seis meses para preparar a competição (em virtude da desistência da sede originalmente escolhida) começou com um grande acerto - a escolha do melhor hotel da cidade como local para realização do evento. O Blue Tree Premium Hotel ofereceu aos atletas e visitantes que vieram acompanhar o torneio um ambiente de conforto, boa comida, limpeza, segurança e comodidade. Sua localização corrigia um dos pouquíssimos pontos criticados no campeonato anterior - a distante localização do Shopping Jacarepaguá. Em Londrina, os atletas não tiveram de fazer longos deslocamentos nos dias do Brasileirão o que permitiu que aproveitassem as salas para treinos antes e depois dos jogos, até altas horas após o término das rodadas.

Campeão brasileiro máster de 2022 e um veterano de viagens para competições deste porte, Armando Amendola, ficou encantado com o que vivenciou na cidade do norte do Paraná entre os dias 30 de maio a 02 de junho. "Estava tudo ótimo. Diria que perfeito. Local excelente, hospedagem maravilhosa com muita presteza e cordialidade, gastronomia muito boa, clima nota dez". E esta escolha por um ambiente, digamos, mais requintado esteve longe de ser fácil de ser tomada pelos organizadores. A locação dos três grandes salões de convenções do hotel simultaneamente não era simples e demandou grande habilidade de negociação entre as partes envolvidas. Mesmo com a permuta de uma parceria oficial e a garantia da ocupação total das suítes, apenas o valor do aluguel das quatro diárias dessas salas e aquisição de mesas novas já seriam suficientes para fazer de Londrina 2024 um dos eventos mais caros de todos os tempos. Isso sem contabilizar os demais gastos com traves, cavaletes, bolas, envelopamento e comunicação visual, hospedagem, diárias, translado e alimentação das equipes de colaboradores, delegados, som para todos os ambientes, iluminação, internet, kits, transporte de equipamentos, estruturas físicas, etc.

O conforto e a comodidade dos atletas, aliás, era uma prioridade da organização do torneio. A comissão de planejamento, chefiada por Lucas Prando, não mediu esforços financeiros para viabilizar este BR 2024 mesmo mantendo o valor das inscrições no mesmo patamar do ano anterior (apenas com a correção monetária). "A ideia era oferecer o máximo cobrando o mínimo dos botonistas, afinal são eles quem dão sentido a tudo isso que montamos aqui. Buscamos patrocinadores e parceiros que nos dessem condição de ir além do orçamento das inscrições." Prando mobilizou toda sua equipe neste sentido. O Brasileiro de Londrina foi o mais confortável de luxuoso de todos os tempos e custou (dados ainda não consolidados oficialmente), pelo menos o triplo do montante arrecadado com o valor das inscrições. Outro nome importante na equipe, o coordenador Roger Ferracin explicou que, desde o início, esse foi um ponto inegociável para a organização. "Queríamos oferecer uma experiência inesquecível aos amigos botonistas que nos honrariam com sua presença. Acho que conseguimos por em prática tudo que planejamos. Sinto-me realizado." declarou o presidente da Liga União do Norte do Paraná.

Ao avaliarmos o que Londrina 2024 deixa como legado, a cidade e a federação estadual de futebol de mesa podem se orgulhar, sem margem de dúvida, de ter realizado não só algo carinhoso e singelo, como costuma ser o modo de acolher do povo do norte do Paraná, mas também moderno e grandioso como o atual momento da nossa regra tem exigido daqueles que têm organizado os mais recentes eventos chancelados pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa. Em outras palavras, Londrina teve êxito em tudo que se propôs a realizar e entregou sim o mais espetacular campeonato nacional já visto.

Uma parceria decisiva

O Mundo Botonista foi também um nome decisivo para o sucesso comercial deste BR Londrina 2024. Sabendo do tamanho do desafio de se atrair patrocinadores e colaboradores que ampliassem o fôlego financeiro da competição, a comissão organizadora confiou à plataforma não apenas o papel de promotora, mas também de co-realizadora do torneio. Desta forma, toda criação e tratamento da marca Londrina 2024, sua comunicação visual, banners, backdrops, flyers, totens eletrônicos, envelopamento das salas e corredores do hotel, assim como outras iniciativas de marketing associadas ao evento, como um álbum de figurinhas com fotos de todos os competidores, e a Fanfest MB - Londrina 2024 realizada ao redor de uma piscina numa mansão próxima ao local (com música ao vivo tocada pelos botonistas Almo de Paula e Luke de Held) - até mesmo o layout com a disposição das mesas de jogo e o posicionamento dos stands dos expositores pelos corredores ao redor das salas - absolutamente tudo leva a assinatura do Mundo Botonista.

Esta foi a primeira vez do canal como um parceiro oficial de um campeonato nacional, celebrou um dos diretores executivos da plataforma, Gerson Gesini. "Foi uma experiência incrível e enriquecedora para nós. A confiança depositada no nosso trabalho e em nossa capacidade de agregar, não apenas grandes parceiros, mas também de envolver toda a comunidade do futebol de mesa em torno da atmosfera das competições é motivo de orgulho e satisfação para todos que fazem parte do Mundo Botonista.  Aprendemos muito aqui e nos sentimos aptos a prestar este mesmo modelo de parceria a outras federações que estejam diante do desafio de promover grandes torneios".

A propósito, repleta de novidades, a cobertura dada pelo canal Mundo Botonista ao Brasileirão foi um dos grandes destaques deste BR 2024. Uma grande equipe (seis novos integrantes) e o uso de novos formatos de mídia visual como um incrível painel de LED medindo seis metros de comprimento e cobrindo do chão ao teto uma das faces da arena de transmissão transformaram o espaço no grande ponto de encontro para belas fotos entre amigos, as chamadas selfies dos atletas para as redes sociais. No total, nove câmeras e o incremento de novas tecnologias permitiram levar aos expectadores um novo jeito de assistir ao futebol de mesa, com deslocamentos entre os salões de jogos, links ao vivo em outros ambientes e takes distantes da arena davam uma percepção imersiva à experiência e uma visão mais ampla do que foi estar no evento Londrina 2024. A transmissão não apenas levou o campeonato aos expectadores, mas levou os expectadores para dentro do campeonato.     

Pois bem, se você ainda está aí, caro leitor, retido pela espera por minha resposta para a pergunta acerca do melhor campeonato da história e sobre quem ganha a disputa entre Jacarepaguá 2023 e Londrina 2024, afirmo com imensa precisão e grande entusiasmo que o grande vencedor é o próprio futebol de mesa. Sim, ao realizar, por dois anos seguidos, eventos que primaram pela organização, planejamento e excelência, com seus organizadores priorizando oferecer aos atletas e ao público presentes a melhor e a mais bela fotografia do que nosso esporte pode mostrar ao mundo, o futebol de mesa dá um sinal consistente de amadurecimento e de que chegamos a uma nova era dessas competições. Todo o futebol de mesa tem de se orgulhar do que tem sido capaz de mostrar ao mundo hoje. Que venham outros 34 Brasileirões, de preferência ainda melhores que estes. Viva o futebol de mesa, o verdadeiro campeão do Brasileirão 2024.

Jeferson Carvalho

Idealizador do Mundo Botonista, o paranaense Jeferson Carvalho, formado em Letras, professor de línguas e literatura é um artista multi-talentos. Design gráfico, pintura, literatura, linguagem web, música - seu espectro criativo, livre e variado, é uma espécie de assinatura visual de toda a plataforma (portal, blog, stream, redes sociais, e principalmente as produções audiovisuais). Apesar do razoável sucesso como atleta e de ter sido presidente da Federação Paranaense, nada que tenha feito no futebol de mesa merece mais destaque que suas contribuições extraordinárias para a criação de uma linguagem audiovisual que aproximou o esporte das mídias contemporâneas de informação e comunicação.

....................................

jeferson_carvalho@mundobotonista.com.br

(043) 99192-3243


Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Por Alysson Cardinali 26 de outubro de 2024
Planeta Dadinho
Mostrar mais
Share by: