Em tempos de quarentena e muita tensão no ar (além de vírus), uma pausa no útil tecnicismo não é má ideia. Que tal um pouco de reminiscências da infância querida? Lembro muito claramente o menino que pediu a Deus para nunca deixar de gostar de jogar botão, diante da angústia de observar os adultos, que um dia jogaram, não tendo qualquer interesse na tão prazerosa brincadeira. Não passava pela cabeça do pequeno imberbe que um dia existiria um esporte chamado Futebol de Mesa. Ainda bem, confesso que se existisse, à época, não teria feito mais nada na vida além de ser botonista. Mas, a verdade é incontestável, de uma forma inesperada meu pedido foi atendido.
O grande marco que acabou influenciando a formação do meu time de botão que perdurou até o final da minha infância foi a Copa do Mundo de 1974. Aquele time de uniforme bonito, jogando um futebol inovador, influenciou e mudou o futebol para sempre, a famosa Laranja Mecânica de Rinus Michels. Meu time de botão (foto) era composto por vários jogadores da fenomenal Holanda, além de outros da seleção alemã que acabou ganhando a Copa, com o seu usual pragmatismo. Curiosamente, o artilheiro do time, camisa 8, chamava-se Beer. Achava, com minha ingenuidade de então, que havia inventado um nome bonito, sem fazer ideia que já existia, muito menos que significasse alguma coisa. Parece que foi uma boa escolha, né?
Com esse pequeno relato pessoal quero fazer uma convocação ao amigo leitor para contar sua história relacionada ao futebol de botão. Melhor em vídeo, mas pode ser um texto, com fotos, de preferência. Conte como você começou a jogar botão na infância, que influências do Futebol levou para seus times de botões ou uma passagem interessante nos primórdios ou até mesmo mais atual em sua vida como botonista, enfim, traga seu “causo” ao conhecimento de nossa comunidade, enviando ao Mundo Botonista.
O site Mundo Botonista estará realizando aos domingos o programa VOLTA AO MUNDO EM UMA SEMANA, assunto, inclusive, do podcast da atual semana, em que será feito um apanhado do que rolou nos diversos canais, colunas, podcast, matérias diversas... Dentro deste programa teremos um quadro muito especial: CÁ COM OS MEUS BOTÕES. Este será o espaço reservado para sua história, amigo botonista.