Painel do Mundo
Por Rafael Pena (03/03/2024)
Quem não pratica a regra 3 Toques, muitas vezes pode entender a mesma como algo distante e alheio à grande parte dos demais botonistas. Um dos possíveis fatores é que o site da CBFM é pouco explorado para a divulgação das suas competições, o que poderia gerar o interesse pelo maior conhecimento da regra por parte do outros botonistas. Procurando cobrir esse vazio, chego ao Mundo Botonista com o fito de tentar dar conhecimento aos praticantes do futebol de mesa de que há outras regras no país desde muito tempo e, dando atenção especial à regra 3 toques, também conhecida como “regra carioca”, cuja história e seus polos de prática serão objeto das próximas colunas nesse site. Para que tenham uma ideia, a 3 toques tem histórico de campeonatos antes mesmo da criação da própria CBFM. A ideia aqui é traçar uma radiografia do que irá acontecer no âmbito nacional da regra, esperando despertar nos amigos botonistas a curiosidade e o desejo de, um dia, a praticarem e até mesmo se aventurarem nas nossas competições nacionais. Vamos lá.
Já em março, mais precisamente nos dias 29, 30 e 31, teremos o 35º Campeonato Brasileiro Individual na cidade de São José do Rio Preto. A CBFM ainda não publicou edital de abertura das inscrições – o que deve ocorrer nos próximos dias, até mesmo dada a proximidade da data – mas a expectativa é de grande adesão entre os botonistas da regra. A cidade está mobilizada para a realização do Torneio e a prefeitura local irá disponibilizar amplo espaço para a realização do torneio. Alcides Figueira Filho, atleta da AABB-DF defenderá o título conquistado no último nacional sobre o octacampeão nacional individual, Lorival Júnior (atleta do Liberdade Futebol de Mesa à época) e que vem revelando um cenário de hegemonia dos atletas brasilienses nos últimos anos (Adolpho Parente, também atleta da ACAFUMA-FF, conquistou o título em 2022).
Quase dois meses depois da realização do campeonato brasileiro individual teremos a 11ª Copa do Brasil Individual da modalidade na cidade de Porto Alegre (RS). A competição será nos dias 25 e 26 de maio de 2024 com claro intuito em tentar aumentar o fomento da regra entre os botonistas gaúchos que, através de sua federação local, abraçaram a 3 Toques. Henrique Madeira é o atual campeão da Copa do Brasil individual ainda não sabe se irá defender o título na capital gaúcha. Desde 2021 a CBFM entendeu por suspender a realização das Copas do Brasil, que ocorriam anualmente de forma alternada entre competição individual e competição por equipes e condicionar sua realização apenas para desenvolver novos polos, podendo marcá-la de forma alternativa, e não mais de forma obrigatória.
A meu ver, infelizmente, a escolha da data poderia ter sido melhor, na medida em que no final de semana seguinte ocorrerá o Campeonato Brasileiro Individual da regra12 toques na cidade de Londrina-PR. Por conta disso, pode ser que a comunidade botonista – local ou não - se depare com a escolha de Sofia: jogar uma modalidade ou outra? Por se tratar de torneio realizado em final de semana simples (sem pegar feriado ou ter que emendá-lo) a escolha da data poderia ter sido melhor explorada. Tomemos como exemplo o Nando, atleta do Vasco da Gama - que joga 3 e 12 Toques, e em ambas as regras com excelência - poderá ter que optar entre uma das competições, seja por questão financeira, seja por conta de arranjo de disponibilidade profissional e pessoal. Pela proximidade das datas ele, muito provavelmente, irá escolher uma competição em detrimento da outra. No fim, perderão as duas regras.
Como última competição nacional, nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2024, o 42º Campeonato Brasileiro de Equipes será realizado na cidade do Rio de Janeiro. A equipe da ACAFUMA/Águas Claras Futebol de Mesa e Arte (da cidade de Águas Claras no Distrito Federal) irá defender o título conquistado no último ano na cidade de Juiz de Fora quando bateu a equipe do Liberdade Futebol de Mesa (Belo Horizonte) em final disputadíssima. Ainda que na referida data tenhamos, concomitantemente, a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes da regra 12 toques, mais uma vez, a previsão é de que o torneio mais charmoso da 3 Toques seja tenha uma grande afluência de equipes e atletas.
Será um ano de muito futebol de mesa no âmbito nacional e esperamos que atletas de outras modalidades venham conhecer e praticar conosco. O convite está feito. Nos vemos em breve.
Mineiro de Belzonte (Belo Horizonte para quem é de fora) Rafa Pena também é advogado, fotógrafo, pai, filho, cruzeirense de arquibancada (mas que se dá bem até com os atleticanos tanto é que se casou com uma), escoteiro, zoeiro (gosta de uma piada e uma troça), videomaker, fusqueiro e Kombeiro, participa de canais do YouTube que falam de futebol e do Cruzeiro, fã de Chaves e Star Wars, e mais um monte de coisa que ajuda a tornar a vida mais prazerosa. Joga botão desde o “estrelão” e por isso, quando conheceu a modalidade 3 toques em dezembro de 2008 e teve que batizar seu time já lançou “Estrelão da Madrugada”, homenagem à sua origem e ao Seu Madruga. Procura jogar, se divertir e manter a história e a chama do botonismo aonde passa. Mais que isso, só chamando pra prosear (se tiver café e pão de queijo, melhor ainda).
....................................
rafael_pena@mundobotonista.com.br
(031) 9129-6475