Foi num aberto de futebol de mesa organizado pela Federação Paulista ocorrido numa cidade do interior que aconteceu um fato curioso. O ginásio naquela manhã de verão estava lotado de botonistas tanto na quadra como na arquibancada. Com as mesas alinhadas e a dupla de botonistas já postos prontos para a 1ª rodada após ouvirem o hino nacional. Foi quando o secretário de esportes da cidade fez um breve discurso de abertura. O meu adversário que por coincidência era da cidade, olhou para mim e disse: - “Esse secretário é ótimo, faz muito para o nosso esporte. Ele é um cidadão ilustre !!”
“Opa !! O Cidadão Ilustre !!?? Essa expressão me trouxe logo à mente mais um filmaço de origem argentina intitulado “O Cidadão Ilustre”, produção de 2016 sob a direção de Andrés Duprat.
Pois bem, o que vemos nesta incrível comédia dramática é um famoso escritor argentino, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura chamado Daniel Mantovani (excelente ator Oscar Martinez).
Após 5 anos de ter ganho o Premio Nobel e morando na Espanha, Daniel (Martinez) recebe uma carta da sua pequena cidade natal chamada de Salas, localizada no interior da Argentina. Na carta estava um pedido do prefeito de Salas para que Daniel após 40 anos de ausência, retornasse à sua cidade para receber as honrarias por ser um filho ilustre e conhecido mundialmente.
Daniel a princípio recusa o convite, mas depois volta atrás de resolve retornar à sua cidade para rever seus velhos amigos e seu antigo amor que deixou em Salas.
Sendo bem recepcionado com sua chegada e participando de vários eventos, Daniel começa a enfrentar problemas relacionados ao passado com alguns velhos moradores o que na verdade sempre fez para ele os habitantes da cidade ser a sua inspiração para escrever seus livros.
“O Cidadão Ilustre” recebeu vários prêmios nos festivais em que foi exibido. É um filme tocante, inteligente e que sabe prender no sofá para quem o assiste. Gostou da indicação ? Então, você pode conferir esse ótimo filme no Streaming da Netflix.