Saudações, amigos do Mundo Botonista!
O tema da coluna dessa semana foi um grande debate no grupo de Whatsapp do Fórum Mundo Botonista. Podemos dizer que na regra 12 toques acontecem muitos jogos de muitos gols?
Cada regra tem a sua peculiaridade, tempo de partida, material de mesa, de bolinha, dadinho ou pastilha. Como estamos falando da regra 12 toques, sempre a comparamos com o futebol jogado em campo. É a que mais se assemelha, porém, os resultados não se assemelham ao futebol de campo.
Quantos 7x7, 8x8, 9x9 já vimos? Vários! Isso não acontece no futebol. Agora vêm os motivos. Toda vez que se muda alguma coisa na regra 12 toques, é para o jogo ficar mais dinâmico do que já é. Duas grandes mudanças, pra mim positivas, que marcaram na 12 toques e que "aceleraram" o jogo, foram o fim do rebote e o fim da arrumação de ataque e defesa após um chute para fora.
Agora, estamos falando de futebol e comparando ao Futebol de Mesa. Qual o momento máximo de ambas as modalidades? O gol!
Independente da regra que se pratique, o importante é fazer gol. Quem optar pela 12 toques, fará muitos gols. Quer coisa mais legal que isso?
Atingir momentos mágicos dentro de uma partida?
Essa é a essência da regra 12 toques, o gol. O volume de jogo, a quantidade mínima de erros num jogo de alto nível. Então, pessoal, bola na “casinha”. Vamos ser felizes! Quando alguém te perguntar porque saem muitos gols na 12 toques, responda assim: porque a regra foi feita para sairem muitos gols!
Grande abraço a todos!