Painel do Mundo
Por Alysson Cardinali (17/05/2022)
Considerado o principal centro da modalidade dadinho no país, o Rio de Janeiro fez jus à fama na 13ª Copa do Brasil - Modalidade dadinho - de 2022, realizada em Manaus (AM), nos dias 14 e 15 de maio. Dos oito melhores botonistas na Série Ouro, seis são de clubes cariocas – as exceções foram Bruno Romar (Corinthians), sexto colocado, e Capela (Avaí), sétimo. A começar por Brayner Wertmuller (River), que venceu por 3 a 0 Ronald Neri (Flamengo), na final, e faturou o tetracampeonato da competição. Adriano (Lafume) ficou em terceiro lugar, César Muniz (Olaria) foi o quarto colocado, Wellington (Flamengo), terminou a competição na quinta posição e Léo Azeredo (Lafume) na oitava.
Na Série Prata, o desempenho dos cariocas também foi digno de elogios. Castilho (America) ficou com o vice-campeonato, ao empatar em 2 a 2 com o campeão João Paulo (Eldorado Futmesa). Rodrigo Costa (Lafume) conseguiu a quarta colocação, mesmo perdendo por 3 a 1 para Marcelo Rodrigues (São Braz-PR), que faturou a terceira posição. O quinto lugar foi de Mário Burgel (Zona Sul-RS), seguido por Jhonata Rosas (Nacional-AM), Altevir Almeida (Rio Negro-AM) e Winnetou (Manaus-AM).
Já na Série Bronze, embora nenhum clube do Rio de Janeiro tenha ficado entre os oito melhores, não faltaram bons jogos e emoção. O pódio, inclusive, foi dominado apenas por clubes do Amazonas. André Luiz (Nacional) sagrou-se campeão, ao empatar em 0 a 0 com Antônio Frota (Banca Forte) na decisão. O terceiro lugar ficou com Miguel Marialva (Banca Forte). Na quarta posição, Ulisses Monteiro (Banca Forte), seguido por Paulo Souza (Rio Negro), RPM (Nacional), Murillo Moraes (Rio Negro) e Thiago Loreto (São Raimundo).
Organizado pela Federação Amazonense de Futebol de Mesa (FEFMAM), juntamente com a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), a competição, que contou com a presença de 48 botonistas e foi realizada no Novotel, no Distrito Industrial de Manaus, ainda trouxe uma novidade. Com o intuito de promover a prática da modalidade entre os adolescentes, a competição teve, também, a disputa da Série Sub-18, com a presença de dois atletas. O título ficou com Dudu (América), que levou a melhor sobre Hudson (Nacional-AM) na decisão.
Confira galeria de imagens do evento:
Biblioteca de "Planeta Dadinho"
Reler publicações anteriores de Alysson Cardinali
Nascido em Nova Friburgo (RJ), mas morando há 30 anos na cidade do Rio de Janeiro, o jornalista esportivo Alysson Cardinali, com passagens pelos jornais O Fluminense, Jornal dos Sports, O Dia, revistas Placar e Invicto, além do canal SporTV, atualmente está no Grupo Infoglobo e é um apaixonado não só pela profissão, mas pelo futebol de botão. Praticante da modalidade dadinho, Alysson, de 50 anos, é federado pela Liga dos Amigos de Futebol de Mesa (Lafume) e, além de disputar as competições oficiais pelo Brasil, pretende divulgar o esporte e angariar cada vez mais praticantes para perpetuar o futebol de botão entre as futuras gerações.
....................................
cardinali@mundobotonista.com.br