Painel do Mundo
Por Jonnilson Passos (15/06/2024)
Amigos e amigas, leitores aficionados por histórias transformadoras, é hora de nos reunirmos no campo do conhecimento para uma partida de habilidade mental e estratégia. Hoje, vamos relatar uma intervenção psicopedagógica que parece um jogo emocionante. O foco desta narrativa é um estudo sobre a utilização do futebol de botão no desenvolvimento cognitivo de um jovem estudante do quinto ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Pública de Ensino. Este jovem enfrentava dificuldades significativas em leitura e escrita, e o objetivo principal da intervenção foi estimulá-lo a criar novos esquemas de pensamento, desenvolvendo diferentes habilidades e competências linguísticas por meio da prática do futebol de botão.
Imagine um vasto campo repleto de signos e significados, abrangendo as relações entre sujeitos, objetos e outros elementos. Esta é a área onde ocorreu a intervenção, uma jornada dialética que visa aumentar a consciência e aprimorar as habilidades linguísticas, com etapas e processos psicopedagógicos sustentados por diversas teorias que explicam a importância dessas ferramentas e interações no desenvolvimento de uma pessoa, principalmente durante a infância. O jogador em campo é um estudante com dificuldades escolares, e é neste contexto que o futebol de botão entra em cena, utilizando também um conjunto de blocos de montar e jogos adicionais para aprimorar seu desenvolvimento.
Como resultado do estudo, chegamos à conclusão de que o futebol de botão é um excelente recurso para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Cada jogada e estratégia criada no campo de jogo representou um passo em direção ao desenvolvimento de novos esquemas de raciocínio. O objetivo é cultivar uma variedade de habilidades linguísticas e de comunicação.
Ao término desta emocionante sessão psicopedagógica, compreendemos também que o estudante não apenas avançou na leitura e escrita, mas também ampliou seu conhecimento de maneira geral e desenvolveu melhor suas habilidades sociais, afinal, o futebol de botão não se joga sozinho, não é mesmo? Assim, ele se prepara para enfrentar com confiança e habilidade os novos desafios do dia a dia.
São estudos como esses que revelam o potencial do futebol de botão como ferramenta de desenvolvimento. O esporte estimulou o raciocínio, concentração e criatividade do aluno, ajudou a pensar criticamente e tomar decisões rápidas. O estudo em questão é “Gol de letra: o futebol de botão na intervenção psicopedagógica com aluno do 5° ano”, conduzido por Joana Piske Dalmoro, sob a orientação da Professora Doutora Maria Helena Fávero, e está disponível para consulta nos repositórios da Universidade de Brasília.
Portanto, meus caros leitores, que possamos todos aprender um pouco mais sobre desenvolvimento cognitivo, compreendendo que, assim como no esporte, é na interação, na estratégia e no jogo que encontramos o caminho para o crescimento e a superação. Até a próxima partida de aprendizado!
Biblioteca de "Botão com ciência"
Reler publicações anteriores de Jonnilson Passos
Jonnilson Nogueira dos Passos, um apaixonado pelo Futebol de Botão e um talentoso Mestrando em Educação pela UFMA é também, Contador, Gestor Público, Professor, supervisor e tutor em EaD destacando-se na formação de tutores e formadores de diversas disciplinas a distância. O comprometimento do maranhense com o esporte vai além das competições; ele acredita no potencial do Futebol de Botão como objeto de estudo e pesquisa, com ênfase em sua história, impacto cultural e aspectos técnicos. No portal Mundo Botonista, o educador aceitou o desafio de explorar as fascinantes relações entre o Futebol de Botão e as Pesquisas Científicas no Brasil assinando a coluna Botão com ciência.
....................................
jonnilson@mundobotonista.com.br