Painel do Mundo
Por José Jorge Farah (07/04/2025)
Olá, meus amigos do nosso esporte, nessa minha primeira crônica de 2025 quero vos falar um pouco das diferentes gestões no futebol de mesa. A gestão de um clube ou departamento de futebol de mesa, por exemplo, exige uma série de diretrizes e procedimentos para garantir o sucesso e o crescimento da equipe. Deixo aqui algumas dicas e pontos de atenção que considero determinantes na construção de uma gestão de êxito:
Planejamento Estratégico:
Defina objetivos. Estabeleça metas claras e alcançáveis para a equipe, como participar de torneios ou melhorar o desempenho. Desenvolva um plano de ação e crie um cronograma com atividades e responsáveis para alcançar os objetivos.
Gestão de Equipe:
Selecione jogadores procurando escolher aqueles com habilidades e características adequadas para o futebol de mesa e para cada equipe que queira montar. Organize treinos regulares e atividades de desenvolvimento para melhorar as habilidades dos atletas. Tenha uma comunicação eficaz e mantenha um diálogo aberto e claro com os jogadores, técnicos e outros membros da equipe.
Gestão Administrativa:
Registro e filiação. Procure registrar a equipe em federações e associações de futebol de mesa. Para tanto, tenha uma boa administração financeira e gerencie os recursos da equipe, organize eventos, torneios, amistosos e outras atividades para o grupo.
Marketing e Divulgação:
Crie uma identidade visual e desenvolva um logotipo, cores e uniformes para a equipe. Inclua suas informações em redes sociais, criando perfis para divulgar a agremiação e seus eventos. Busque parcerias e patrocínios para apoiar a equipe.
Gestão de Conflitos:
Resolva conflitos de maneira adequada. Trate as desavenças entre jogadores, técnicos e outros membros da equipe de forma justa e imparcial. Mantenha uma atmosfera positiva e de respeito dentro da equipe. Avalie e regularmente o desempenho do plantel identificando áreas para melhoria. Implemente mudanças e ajustes para aprimorar a performance do grupo.
Lembre-se de que a gestão de uma equipe de futebol de mesa requer dedicação, organização e comunicação eficaz. Com essas dicas, você estará bem equipado para liderar sua equipe ao sucesso!
Resolvi trazer isso em meu texto de hoje pois há inúmeras características desde modelo de liderança que se aplicam também à gestão de uma federação esportiva. Tenham certeza de que é um desafio complexo, que requer habilidades em planejamento estratégico, gerenciamento de recursos, representação e comunicação, visão de desenvolvimento do esporte, governança e sinceridade. Com uma abordagem eficaz e transparente, é possível promover o crescimento esportivo e atender as necessidades dos membros da entidade.
Lógico que temos muito mais para aplicar em todos os itens acima enumerados, mas tenho certeza de que seguindo estes passos, a equipe e seus comandados, como também as federações, estarão mais próximas do sucesso. Até a próxima, meus amigos, um grande ano de futebol de mesa que ele nos permita continuar fazendo amigos.
Biblioteca de "CBFM em ação"
Reler publicações anteriores de José Jorge Farah
José Jorge Farah Neto, gestor desportivo e jornalista, nasceu em São Paulo, capital, presidente da CBFM (desde 2020) e da FPFM (desde 2018), anteriormente ocupou a cadeira da presidência da Federação Paulista de 2007 a 2014. Autor do "Almanaque do Futebol Paulista" de 2000 a 2014, o historiador do futebol de mesa José Farah tem inúmeras contribuições ao botonismo nacional e, dentro da plataforma Mundo Botonista, escreve sobre gestão esportiva e sobre os bastidores das instâncias que comandam o esporte no Brasil.
....................................
farah@mundobotonista.com.br
(011) 99944-3000