Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Roberto de Lara Rodrigues (09/04/2025)

Retorno a São Paulo

Após um ano de 2024 de sucesso no Paraná, com poucas derrotas, muitas vitórias, sete títulos, constância em meu jogo e vontade de melhorar, decidi voltar a jogar em São Paulo. Após anos de convites recebidos pelo time do Meninos Futebol Clube, da rua Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, finalmente chegou o dia de vestir essa tradicional camisa pela qual já estreiei logo com o título de campeão do Torneio Início por Equipes da Federação Paulista.

Estou viajando com um objetivo diferente, focado apenas nos torneios de equipes, por um motivo simples: evolução. Todos os atletas de todos os times buscam ajudar seus companheiros a encontrar falhas e maximizar a defesa contra seus adversários. O que não é novidade para mim, pois já joguei, anos atrás, pelo Santos FC e pelo Clube XV de Agosto (de Socorro) e senti na pele a força de um atleta treinado em equipes. Como pretendo continuar aprimorando meu jogo, preciso enfrentar cada vez mais adversários preparados e focados em evitar que eu faça minhas melhores jogadas e gols.

A cada rodada vejo a marcação melhorar, goleiros mais bem posicionados, táticas defensivas buscando me jogar para um determinado lado da mesa e no jogo seguinte me obrigando a ir para o lado oposto. Sutilezas que dificultam, e muito, o jogo automático (aquele que você faz sem precisar pensar e nem planejar nada, simplesmente tocando bola para o espaço aberto e finalizando sem tomar conhecimento do goleiro). Cada jogada merece uma atenção e cuidado especiais, seja para uma passagem de defesa ou escolha do local mais apropriado para o chute ao gol. Acredito que essas particularidades fazem crescer demais o nível dos atletas. Para quem busca aperfeiçoamento constante, não há nada melhor.

Dificuldades e adversidades forjam atletas mais brutos, cascudos, difíceis de serem batidos. Esse tipo de jogo em equipes faz com que você enfrente não só o adversário do momento, mas todos que já lhe enfrentaram e passaram alguma dica para o companheiro seguinte. Atletas de fora observam seu jogo e anotam suas características. Ao final de cada rodada, se reúnem e passam informações e números como verdadeiros scouts. Será esse o motivo que faz com que São Paulo tenha mais atletas de ponta quando comparado com outros estados? Um caso a ser pensado.

Estou animado por jogar novamente em São Paulo. Quero rever os amigos que fiz nestes 35 anos de carreira, encontrar adversários formidáveis, brilhantes, talentosos e ter embates memoráveis. Quero seguir em busca do jogo perfeito e continuar evoluindo a cada partida. O aprendizado deve ser constante e andar ao lado da experiência. Desejo a todos uma excelente temporada.

Biblioteca de "Jeito & força"
Reler publicações anteriores de Roberto de Lara Rodrigues

Natural de Guarapuava-PR, Roberto de Lara Rodrigues é bacharel em Educação física e o maior campeão individual de todos os tempos na modalidade 12 toques, tendo conquistado cinco Campeonatos Brasileiros e seis Copas do Brasil individuais. A genialidade e aptidão para as palhetadas vêm de família: Além de ter podido contar sempre com os conselhos do pai, Nilson Rodrigues (maior campeão Brasileiro máster da história), Robertinho tem no primo, Rogério Nascimento (ex-campeão Brasileiro e Mundial) um grande parâmetro e um afiado parceiro de treinos para as grandes competições. Aqui no Portal Mundo Botonista, Rodrigues brinda a comunidade do futebol de mesa com crônicas exclusivas para a coluna Jeito & Força. Ele também oferece um curso chamado Método Robertinho de Futebol de Botão que pode ser consultado no link http://go.hotmart.com/M59466542Q?dp=1

....................................

robertinho@mundobotonista.com.br

Posts anteriores 
Por Valmar Talamo Domingues 14 de abril de 2025
Botões d'além mar
Por Alysson Cardinali 12 de abril de 2025
Planeta Dadinho
Por Luiz Oliveira 11 de abril de 2025
Losers
Por José Jorge Farah Neto 7 de abril de 2025
CBFM em ação
Mostrar mais
Share by: