Nosso Amigo Simplicio Santos, o Simpla, da AABB de Brasília, é o “instigador” da semana. Vejam o questionamento dele: Imagine que um botonista “fura” no primeiro toque da saída de bola ao centro. Na segunda tentativa de colocar a bola em jogo, ele põe a bolinha fora do círculo central, passando, portanto, a posse de bola para o adversário, que “fura” em seguida. Nesse caso, quem deu a saída estaria no terceiro toque coletivo, ele poderia chutar a gol?
Realmente bem interessante a situação posta, uma vez que não houve uma sequência normal da jogada, qual seja, o primeiro toque da saída com bola ao centro efetuado pelo botão do meio, em relação às linhas laterais, no círculo central, e o acionamento seguinte feito com um dos dois outros botões que se encontram no grande círculo.
É bom, entretanto, lembrar o Item 22.3 -“ Na saída com bola ao centro de campo, o chute a gol só será possível a partir do terceiro toque, com a bola fora do círculo central e no campo de ataque.”
Então, temos a seguinte circunstância: o botonista em questão está em seu terceiro toque coletivo, a bola se encontra fora do círculo central e no seu campo de ataque, donde se conclui, que, pela “lei fria”, o chute é permitido, desde que seja usado outro botão, diferente do que pôs a bola em jogo.
Agora, suponham que na primeira tentativa da saída, a bolinha deixe o círculo central e, tendo para si a posse, o adversário fure. Nesse caso, quem deu a saída deve usar outro botão, diferente do que executou o primeiro toque, para atingir a bolinha e só poderá chutar a gol a partir do acionamento subsequente,ou seja, do seu terceiro toque coletivo.
Vale lembrar que o botão encarregado de uma reposição de bola em jogo, seja cobrança de lateral, tiro de meta, falta, saída no centro de campo ou escanteio, não pode ser acionado uma segunda vez sem que outro botão de sua equipe ou da equipe contrária, por acionamento, toque a bola.
Interessante também notar que mesmo se tratando de uma terceira e última tentativa permitida de colocar a bola em jogo, numa saída de bola ao centro (se “furou” nas duas primeiras), para que não perca a posse de bola, a bolinha não pode deixar o círculo central após esse toque que a porá em jogo.
Referência: MODALIDADE BOLA 12 TOQUES
REGRAS OFICIAIS EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7