Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Em Algum Lugar do Passado

Por José Ricardo Almeida (20/07/2021)

Em Algum Lugar do Passado.  

Um registro histórico do 1º Torneio Integração (Taça Amizade), o precursor do que viria a se tornar o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa.

Para quem viu o filme “Em Algum Lugar do Passado”, talvez lembre que ele tem início no ano de 1972 e depois, já em 1980, o ator principal decide viajar sem destino certo e se hospeda no Grand Hotel. Lá visita o Salão Histórico, repleto de antiguidades. Esse é o principal objetivo da coluna, fazer uma visita ao passado do futebol de mesa.


E, tal qual o filme, vamos visitar o ano de 1980, um ano de muitas incertezas para a regra 12 Toques (que ainda não se chamava assim) e decisivo para o retorno da Federação Paulista de Futebol de Mesa. Como alguns devem saber, a Federação, fundada em 1962, estava retornando às atividades, depois de muitos anos completamente paralisada.


Nada melhor, então, do que promover um torneio que integrasse todos aqueles que estavam voltando a praticar o futebol de mesa em São Paulo. Primeiramente, pensando-se na organização desse evento, foi criada a COFI (Comissão de Organização e Fiscalização das Integrações). O futebol de mesa paulista entrou em ritmo acelerado, que passou a exigir estudos dos delegados da COFI quanto à necessidade de um calendário que não impedisse a realização dos torneios internos das agremiações.


Os membros da COFI em 1980 foram: João Mauro Nicoletti (Riachuelo), Eliahou Vidal (AREA), José Roberto Primo (Alfa), Domingos Varo Neto, o Mingão (Botunice), Benito Gravina (Grup’s) e Geraldo do Carmo Atienza (São Judas Tadeu). Depois disso, os trabalhos continuaram com o objetivo de se alcançar uma possível unificação das regras, pois os clubes que praticavam o futebol de mesa em São Paulo, cada um no seu canto, tinham suas particularidades em relação à regra utilizada.


José Mesquita resolveu remodelar as instalações do Colégio São Judas Tadeu e patrocinar os torneios Integrações, além de patrocinar a coluna “Botões na Mesa”, no jornal A Gazeta Esportiva. Foi assim que, durante o mês de fevereiro de 1980, foi disputado o 1º Torneio Integração, Taça Amizade, que reuniu 36 botonistas das onze agremiações existentes e que seriam o suporte para a criação da FPFM.


Grupo A – Alex (AREA), David (Grup’s), José Mesquita (São Judas Tadeu), Lito (Alfa), Paulo Aissum (Riachuelo) e Vaz (Sandvik).

Grupo B – Alfredo (Olímpico), Hélio Gherardi (Botunice), José Reinaldo (São Judas Tadeu), Junqueira (Galaxia Petlem), Komar (Pop’s) e Primo (Alfa).

Grupo C – Carramenha (Olímpico), Édson (Sandvik), Novaes (Grup’s), Paulo Marcos (Pop’s), Paulo Marinelli (São Judas Tadeu) e Valdir (Som Só Som).

Grupo D – Carlos (São Judas Tadeu), Celso (Som Só Som), Gravina (Grup’s), José Aissum (Riachuelo), Luís Carlos (AREA) e Odair (Galaxia Petlem).

Grupo E – Atienza (São Judas Tadeu), Charleaux (Pop’s), Dalton (Olímpico), Leopoldo (Galaxia Petlem), Peter (Botunice) e Vinadé (Alfa).

Grupo F – Airan (São Judas Tadeu), Denis (Sandvik), Eliahou (AREA), Guilherme Biscasse (Riachuelo), Ronaldo (Som Só Som) e Sérgio (Botunice).


Seis técnicos chegaram até a Fase Final: Charleaux (Pop’s), Luís Carlos (AREA), Ronaldo (Som Só Som), José Aissum, Paulo Aissum e Guilherme, os três do Riachuelo.

A classificação final foi: 1º Guilherme, 2º José Aissum, 3º Paulo Aissum, 4º Charleaux, 5º Luís Carlos e 6º Ronaldo.


Poucos meses depois, mais precisamente nos dias 12, 19 e 26 de julho de 1980, foi disputado, em Santos, o 1º Campeonato Paulista Individual promovido pela COFI, com o título de campeão ficando com Benito Gravina, do Grup’s, seguido de Rubem Vinadé, do Alfa. Ainda em 1980, surgiram novas agremiações: Paulistano e Bom Conselho.


Até a próxima viagem no tempo!

Biblioteca de "Em Algum Lugar do Passado"
Reler publicações anteriores de José Ricardo Almeida

O baiano radicado em Brasília (DF), José Ricardo Caldas e Almeida, é adepto da modalidade 3 Toques, tendo atuado como diretor técnico e presidente da Federação Brasiliense e da CBFM 3 Toques. Sempre preocupado em arquivar a história do futebol de mesa, Zé Ricardo foi responsável pelo "K entre nós", boletim distribuído para todo o Brasil ainda na era pré-internet e, com a chegada dos computadores, passou a fazer esse mesmo tipo de trabalho em blogs e sites. Desde 2018 é o responsável pelo Museu Virtual do Futebol de Mesa (no facebook) e atualmente chefia o Núcleo de Memória e Pesquisas Históricas do Canal Mundo Botonista.

....................................

jose_ricardo@mundobotonista.com.br
(061) 99685-3050

Posts anteriores 
Por Julio Simi Neto 23 de novembro de 2024
Muito além das mesas
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Mostrar mais
Share by: