Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Em Algum Lugar do Passado

Por José Ricardo Almeida (20/07/2021)

Em Algum Lugar do Passado.  

Um registro histórico do 1º Torneio Integração (Taça Amizade), o precursor do que viria a se tornar o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa.

Para quem viu o filme “Em Algum Lugar do Passado”, talvez lembre que ele tem início no ano de 1972 e depois, já em 1980, o ator principal decide viajar sem destino certo e se hospeda no Grand Hotel. Lá visita o Salão Histórico, repleto de antiguidades. Esse é o principal objetivo da coluna, fazer uma visita ao passado do futebol de mesa.


E, tal qual o filme, vamos visitar o ano de 1980, um ano de muitas incertezas para a regra 12 Toques (que ainda não se chamava assim) e decisivo para o retorno da Federação Paulista de Futebol de Mesa. Como alguns devem saber, a Federação, fundada em 1962, estava retornando às atividades, depois de muitos anos completamente paralisada.


Nada melhor, então, do que promover um torneio que integrasse todos aqueles que estavam voltando a praticar o futebol de mesa em São Paulo. Primeiramente, pensando-se na organização desse evento, foi criada a COFI (Comissão de Organização e Fiscalização das Integrações). O futebol de mesa paulista entrou em ritmo acelerado, que passou a exigir estudos dos delegados da COFI quanto à necessidade de um calendário que não impedisse a realização dos torneios internos das agremiações.


Os membros da COFI em 1980 foram: João Mauro Nicoletti (Riachuelo), Eliahou Vidal (AREA), José Roberto Primo (Alfa), Domingos Varo Neto, o Mingão (Botunice), Benito Gravina (Grup’s) e Geraldo do Carmo Atienza (São Judas Tadeu). Depois disso, os trabalhos continuaram com o objetivo de se alcançar uma possível unificação das regras, pois os clubes que praticavam o futebol de mesa em São Paulo, cada um no seu canto, tinham suas particularidades em relação à regra utilizada.


José Mesquita resolveu remodelar as instalações do Colégio São Judas Tadeu e patrocinar os torneios Integrações, além de patrocinar a coluna “Botões na Mesa”, no jornal A Gazeta Esportiva. Foi assim que, durante o mês de fevereiro de 1980, foi disputado o 1º Torneio Integração, Taça Amizade, que reuniu 36 botonistas das onze agremiações existentes e que seriam o suporte para a criação da FPFM.


Grupo A – Alex (AREA), David (Grup’s), José Mesquita (São Judas Tadeu), Lito (Alfa), Paulo Aissum (Riachuelo) e Vaz (Sandvik).

Grupo B – Alfredo (Olímpico), Hélio Gherardi (Botunice), José Reinaldo (São Judas Tadeu), Junqueira (Galaxia Petlem), Komar (Pop’s) e Primo (Alfa).

Grupo C – Carramenha (Olímpico), Édson (Sandvik), Novaes (Grup’s), Paulo Marcos (Pop’s), Paulo Marinelli (São Judas Tadeu) e Valdir (Som Só Som).

Grupo D – Carlos (São Judas Tadeu), Celso (Som Só Som), Gravina (Grup’s), José Aissum (Riachuelo), Luís Carlos (AREA) e Odair (Galaxia Petlem).

Grupo E – Atienza (São Judas Tadeu), Charleaux (Pop’s), Dalton (Olímpico), Leopoldo (Galaxia Petlem), Peter (Botunice) e Vinadé (Alfa).

Grupo F – Airan (São Judas Tadeu), Denis (Sandvik), Eliahou (AREA), Guilherme Biscasse (Riachuelo), Ronaldo (Som Só Som) e Sérgio (Botunice).


Seis técnicos chegaram até a Fase Final: Charleaux (Pop’s), Luís Carlos (AREA), Ronaldo (Som Só Som), José Aissum, Paulo Aissum e Guilherme, os três do Riachuelo.

A classificação final foi: 1º Guilherme, 2º José Aissum, 3º Paulo Aissum, 4º Charleaux, 5º Luís Carlos e 6º Ronaldo.


Poucos meses depois, mais precisamente nos dias 12, 19 e 26 de julho de 1980, foi disputado, em Santos, o 1º Campeonato Paulista Individual promovido pela COFI, com o título de campeão ficando com Benito Gravina, do Grup’s, seguido de Rubem Vinadé, do Alfa. Ainda em 1980, surgiram novas agremiações: Paulistano e Bom Conselho.


Até a próxima viagem no tempo!

Biblioteca de "Em Algum Lugar do Passado"
Reler publicações anteriores de José Ricardo Almeida

O baiano radicado em Brasília (DF), José Ricardo Caldas e Almeida, é adepto da modalidade 3 Toques, tendo atuado como diretor técnico e presidente da Federação Brasiliense e da CBFM 3 Toques. Sempre preocupado em arquivar a história do futebol de mesa, Zé Ricardo foi responsável pelo "K entre nós", boletim distribuído para todo o Brasil ainda na era pré-internet e, com a chegada dos computadores, passou a fazer esse mesmo tipo de trabalho em blogs e sites. Desde 2018 é o responsável pelo Museu Virtual do Futebol de Mesa (no facebook) e atualmente chefia o Núcleo de Memória e Pesquisas Históricas do Canal Mundo Botonista.

....................................

jose_ricardo@mundobotonista.com.br
(061) 99685-3050

Posts anteriores 
19 de abril de 2025
Insight
Por Flávio Semim 17 de abril de 2025
Notáveis
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Por Valmar Talamo Domingues 14 de abril de 2025
Botões d'além mar
Mostrar mais