Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (21/07/2021)

“A Noite Devorou o Mundo”.  

Estava eu conversando com um experiente botonista que possui vários títulos, mesmo sendo uma pessoa super atarefada em sua vida profissional. Então, perguntei como ele arrumava tempo para se dedicar ao futmesa. Sua esposa, que estava ao lado, respondeu de forma objetiva: “só à noite ele tem tempo para treinar e numa noite devorou o Mundo Botonista, viu todos os programas do canal”. 


Opa, numa noite devorou o Mundo, isso logo me bateu na memória, onde fui buscar um filme diferente e inteligente, produzido em 2018, dirigido pelo francês Dominique Rocher. Eu não sou fã do gênero terror e nem do ataque de “zumbis”, mas esse filme me chamou muita atenção, ganhou credibilidade e assim digo que foi aprovado por mim e passo então a indicá-lo com toda segurança para você, leitor.


O que você irá ver em “A Noite Devorou o Mundo” é o jovem Sam (Danielsen Lie), um músico que leva uma vida solitária e anti-social vivendo em Paris. Certa noite, ele vai até o apartamento de uma amiga chamada Fanny (Sigrid Bouaziz) para pegar umas fitas, porém, ela está promovendo uma festa. Fanny (Bouaziz) diz que as fitas estão no quarto dos fundos, dentro de uma caixa e pede para Sam esperar lá que ela precisa ter uma conversa com ele. 


Sam (Lie), ao esperar pela amiga, acaba adormecendo e quando acorda pela manhã, percebe que o apartamento foi todo revirado, tem diversas marcas de sangue, porém, sem ninguém no recinto. Sem entender nada, Sam vai até a sacada da janela e vê na rua diversos carros abandonados, corpos mortos, destruição e vários zumbis perambulando à procura de novas vítimas. 


Para se salvar, a única solução de Sam é se trancar dentro do prédio, entrar nos apartamentos abandonados e procurar comida, pois ele sabe que irá viver ali sozinho por um bom tempo até chegar o momento de conseguir fugir daquele lugar. Mas como? 


“A Noite Devorou o Mundo” não é um filme apelativo, não possui excesso de cenas fortes, pelo contrário, a narrativa está em uma única pessoa, o personagem Sam, que tem de viver naquela situação, sem entender o que realmente está acontecendo com o mundo, que foi transformado da noite para o dia. 


Enfim, é um suspense muito inteligente que sabe prender no sofá quem assiste e torce para que Sam consiga achar um meio de sair daquele prédio localizado numa bela Paris que está silenciosa. Será que o jovem Sam vai conseguir? 


Vá conferir “A Noite Devorou o Mundo”, um filme cult e que promete. Está disponível na Amazon Prime Video.

A Noite Devorou o Mundo (Título original: La nuit a dévoré le monde.)

 Haut et court (2018) França


Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Julio Simi Neto 23 de novembro de 2024
Muito além das mesas
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Mostrar mais
Share by: