Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Planeta Dadinho

Por Alysson Cardinali (28/04/2022)

Emoção e muitos gols: as marcas da temporada 2022 no RJ.

Após a realização de duas etapas oficiais, a temporada 2022 do Campeonato Carioca individual adulto, promovido pela Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj), disse a que veio: grandes jogos, muita emoção e dadinho no filó. O Pequeno Polegar Maurício Tarouca (Vasco) e o Garoto-Prodígio Juninho (Flamengo) saíram na frente e foram campeões em fevereiro e abril, respectivamente, botando pressão sobre os adversários para a terceira etapa, marcada para o dia 29 de maio, no ginásio do Grajaú Tênis Clube, que terá mais de 100 botonistas nas categorias adulto, sub-18 e master. Todos na luta pelo lugar mais alto no pódio e, consequentemente, em busca de uma boa colocação no ranking anual.

Ranking que, hoje, tem o rubro-negro Juninho em primeiro lugar no adulto, seguido de Victor Praça (América), Adriano (Lafume), Paulo Quartarone (Zico 10), Cleciano (Vasco), Tarouca (Vasco), Ronald (Flamengo) e Proença (River) entre os oito primeiros. Na categoria master, o primeiro lugar está com Jaime (Flamengo), à frente de Ronaldo (Dobermans), Gil Almeida (Zico 10), Sarti Neto (Flamengo), Jorge Luiz (River), João Carlos (Botafogo), Alvinho (Dobermans) e Jorge (Lafume). Entre os garotos da sub-18, Gian (Fluminense), Johnathan (River) e José Augusto (América) estão no pódio, com Gabriel Cataldo (América), Luquinhas (Lafume), João Eduardo (Vasco), Dudu (América) e João Gabriel (América) fechando os oito primeiros.


Se o equilíbrio marca o Carioca individual, o mesmo acontece na competição por equipes. Após três rodadas, América e Vasco (Grupo A), Flamengo e Lafume (Grupo B) estão entre os favoritos no duelo pela classificação às semifinais, embora River, Grajaú e Zico 10 também sigam com boas chances de surpreender para seguir na busca pelo título. A próxima rodada será disputada no dia 3 de julho, com os seguintes confrontos: America x Grajaú, Vasco x River, Olaria x Botafogo, Dobermanns x Fluminense e Zico 10 x Lafume. A classificação está assim: Grupo A – 1º Vasco, 9 pontos; 2º America, 9 pontos; 3º River, 6 pontos; 4º Grajaú Tênis Clube, 3 pontos, 5º Botafogo, 0 ponto; 6º Olaria, 0 ponto. Grupo B – 1º Flamengo, 9 pontos; 2º Lafume, 6 pontos; 3º Zico 10, 3 pontos; 4º Dobermanns, 0 ponto; 5º Fluminense, 0 ponto.

Campeão da segunda etapa do Carioca individual, o rubro-negro Juninho estava emocionado após erguer o troféu. Pudera: obteve uma conquista de forma invicta (8 vitórias e 4 empates em 12 jogos), esbanjando talento e diante de Victor Praça, um dos craques da modalidade dadinho (9 x 3), na grande finalíssima — com um heroico empate em 3 a 3, o atleta do Flamengo fez a festa e ratificou a sua habilidade na arte de balançar o filó (fez 43 gols e sofreu 19).


“Não passou pela minha cabeça que eu pudesse ser campeão, pois eu não estava treinado. Ainda mais tendo na briga pelo título, feras como Paulinho Quartarone, Bandini, Ronald, Victor Praça e Adriano, que estão jogando muito. Felizmente, deu tudo certo e foi a melhor sensação do mundo erguer mais um troféu em etapa da Fefumerj”, revela Juninho, feliz com sua campanha invicta e com o fato de ter conseguido segurar Victor Praça na decisão.


“A final contra o Victor foi dificílima. Ele estava muito calmo, tranquilo, enquanto eu me sentia nervoso, ansioso. Mas, com minha virada no começo do segundo tempo, eu passei toda a pressão para ele e fiquei mais tranquilo até o final do jogo, mesmo após o empate. Voltar a ser campeão foi uma resposta para o que eu quero esse ano, que é conseguir jogar todas as etapas do individual”, frisou Juninho, que transfere a responsabilidade quando o assunto é a liderança do ranking anual da Fefumerj: “A responsabilidade é dos que vêm atrás e estão há mais tempo tentando conquistar o Estadual”.

Palavra de campeão!

Biblioteca de "Planeta Dadinho"
Reler publicações anteriores de Alysson Cardinali

Nascido em Nova Friburgo (RJ), mas morando há 30 anos na cidade do Rio de Janeiro, o jornalista esportivo Alysson Cardinali, com passagens pelos jornais O Fluminense, Jornal dos Sports, O Dia, revistas Placar e Invicto, além do canal SporTV, atualmente está no Grupo Infoglobo e é um apaixonado não só pela profissão, mas pelo futebol de botão. Praticante da modalidade dadinho, Alysson, de 50 anos, é federado pela Liga dos Amigos de Futebol de Mesa (Lafume) e, além de disputar as competições oficiais pelo Brasil, pretende divulgar o esporte e angariar cada vez mais praticantes para perpetuar o futebol de botão entre as futuras gerações.

....................................

cardinali@mundobotonista.com.br


Posts anteriores 
Por Julio Simi Neto 23 de novembro de 2024
Muito além das mesas
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Mostrar mais
Share by: