Caros amigos do mundo botonista, a coluna de hoje é sobre um tema a respeito do qual nunca teremos uma certeza, botão argola, fechado, vitrine, qual o melhor? Esse é o nosso ETERNO DILEMA!
Como o texto é baseado numa opinião particular, vamos lá. Desde quando comecei a jogar, era raríssimo ver um time fechado na mesa. Todos jogavam com botões argola. Era um ou outro botonista que jogava com botões fechados e com chuteirinhas. Buscando um histórico de resultados, podemos perceber que a maioria dos títulos, pelo menos Nacionais Individuais, foram conquistados com botões argola. Mas isso quer dizer que o botão argola é o melhor? Não. O botão argola ainda é o mais utilizado, logo, as chances de um botonista ser campeão usando um botão desse modelo é maior.
Em meados de 2007, por intermédio de alguns botonistas do Paraná e também do Sr. Lorival, surgiu o modelo "Vitrine", que seria um modelo fechado, mas com a parte principal transparente, imitando os times antigos de tampa de relógio que tinham um espaço pra colocar uma arte adesivada por baixo do Botão. Aí muita gente começou a ir atrás desse tipo de botão. Uma tendência que vingou durante uns 10 anos. Foram produzidos times vitrine tanto quanto times argola.
E como nosso esporte está sempre em evolução, há cerca de três anos começaram a aparecer os maravilhosos times com pins, botões fechados com o escudo metalizado embutido e com detalhes a laser. Um mais lindo que o outro! Claro, o valor desses times é mais alto, o trabalho é diferenciado e também temos o custo dos pins à parte. Mas é cada obra de arte que não há limites para a imaginação. Mas continuaremos sempre com o famoso dilema. Não existe o botão melhor. O melhor é aquele ao qual você se adapta, joga, faz gols, conquista títulos e, principalmente, se diverte! Viva o nosso ETERNO DILEMA!!
Grande abraço a todos! Até o próximo 1t+.