Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
 Por Carlos Cláudio Castro (06/03/2020)

Levanta, Sacode a Poeira e Dá a Volta por Cima?

As aventuras humanas no espaço, a Lua é o limite até o momento, são a prova cabal de quanto os pequenos detalhes podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma operação. A sutileza pode ser decisiva em muitas situações na vida. Não seria diferente quando se trata de um jogo cujo instrumento primordial é uma bolinha de 10 milímetros de diâmetro.


Existe uma jogada defensiva usada na modalidade 12 Toques, muito corriqueira e ao mesmo tempo de difícil execução. Trata-se do acionamento efetuado com um botão no intuito de fazê-lo chocar-se com o goleiro do próprio time para que ele, em se deslocando, passe a bloquear o ataque adversário. Ação que exige preparo prévio do goleiro (base encerada) e perícia do botonista.


Mas daí surge uma questão de sutil resolução: se acontecer de ao mover o goleiro, ele se deslocar e cair, ou mesmo passar a ter uma parte fora da grande área, ficando, portanto, em situação irregular, mesmo assim ocupando o espaço desejado pelo atleta autor do lance? Onde deverá ser colocado para ficar em posição legal? A regra é clara, deve ser recolocado na posição em que se encontrava ANTES do lance (acionamento) que o deixou em situação irregular e não ser simplesmente levantado (se ficou caído) ou deslocado (se parte dele ficou fora da grande área) e permanecer bloqueando o ataque adversário.


Note que no caso supracitado, se o goleiro estiver caído ou inclinado sobre qualquer botão que, em decorrência do lance, tenha passado a ocupar o espaço para o qual deveria voltar o goleiro, este deve ser posicionado o mais próximo possível do local onde se encontrava antes do lance (acionamento) e a 0,5 (meio) cm do botão em questão, que não será removido.


Depreende-se do que foi acima exposto que tal jogada de bloqueio do ataque adversário, usando o deslocamento indireto do goleiro, demanda uma dificuldade técnica e consequentemente uma habilidade apurada do atleta, no sentido de executá-la com tal precisão que torne o bloqueio efetivo, sem, entretanto, deixar o goleiro em situação irregular.


São pequenos detalhes que podem definir um lance de jogo e, dependendo das circunstâncias, o resultado do jogo, quem sabe até decidir o título de um Campeonato. Nada é estranho para um Esporte de tanta precisão, pelo tamanho da bolinha, e tão rico em nuances como o Futebol de Mesa.


Referências: Artigo 12, Item 12.1; Artigo 34, Item 34.5. 
O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.
....................................
carlos_claudio@mundobotonista.com.br
(085) 99158-6280
Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: