Painel do Mundo
1º Campeonato Catarinense (1996)
1º Campeonato Estadual: Shopping H (Blumenau)
Premiação do 1º Campeonato Catarinense (1996)
Solenidade de abertura 1º Campeonato Catarinense. Hino nacional executado por banda típica alemã.
Discputa da categoria Masters - Copa do Brasil 2003.
Copa do Brasil 2003 - categoria adulto
Solinidade de abertura da Copa do Brasil Blumenau 2003
Disputas da Copa do Brasil 2003 - Blumenau.
Quinho x Ednilson: Final adulta do 15º Campeonato Brasileiro (Blumenau)
Quinho x Ednilson: Final adulta do Campeonato Brasileiro Blumenau 2003
Disputa das categorias infantil e juvenil do Campeonato Brasileiro Blumenau 2003
Disputa da categoria master o 15º Campeonato Brasileiro (Blumenau-2003)
Pódio da categoria Master (Blumenau 2003)
Amigos, hoje dia 10 de Fevereiro de 2021, a Federação Catarinense de Futebol de Mesa completa 14 anos de existência. A criação da mesma sempre foi um ideal, um sonho desse que vos escreve essas mal traçadas linhas. Sentia-me desconfortável em SC receber convites para participar das competições nacionais.
Bem, a história começa realmente com a vontade de trazer competições nacionais para Santa Catarina. Por esse motivo realizei as Taças SC, a primeira em 03/97 (Participações de Michillin e Melle do Palmeiras e Ceará e Humberto do Nacional de SP). Santa Catarina fez presença com Schumacher, Nicollazzi, Marco Aurélio e Conrad, de Joinville e Rubens Olinger, Edson Silva, Luciano Fritz e Alexandre Castelli.
Senhores, se colocar todos as coisas esse texto vai virar livro!! Não havia competições estaduais, então organizei o primeiro Catarinense em 96 de 12 Toques, modalidade mais praticada no estado à época. Mas isso não era o bastante.
Em 2003, mesmo não sendo um estado federado, SC sediou na Cidade de Blumenau o 15° Brasileiro de Futebol de Mesa - Modalidade 12 Toques. Campeonato esse que até então só era organizado por PR e SP. Blumenau/SC entrava para história pela primeira vez!!!
No mesmo ano de 2003, com a ajuda do saudoso Edu Henrique, reativamos a Copa do Brasil, porém, como a mesma só era disputada por Master, Edu Henrique e Eu, elaboramos 5° Edição da Copa do Brasil, só que com a inclusão da Categoria Adulto, e essa competição passou a fazer parte do calendário nacional!!! Blumenau entrará pela 2° vez para a história!!!
Tentarei resumir: em 2006 recebi os estatutos das Federações do PR, SP e Rio de Janeiro e desses três debrucei-me e foi criado o Estatuto da Federação Catarinense de Futebol de Mesa. A Federação começou a adquirir forma quando integrantes do G. E. Olímpico, Cruzeiro Joinvilense e São Bento Futmesa, elegeram a primeira diretoria: Formada por mim, Alexandre Castelli - Presidente, Cláudio Mello - Diretor Técnico, Rubens Olinger - Diretor Financeiro e Mário Schumacher - Secretário Geral.
A Federação Catarinense de Futebol de Mesa, passou a existir de fato e direito em 10 de Fevereiro de 2007!!!
Caberiam aqui muito mais histórias, mais isso deixamos para um outro capítulo. Vida longa ao futebol de mesa catarinsense.
O carioca radicado em Blumenau-SC desde 94, Alexandre Sousa de Castelli é jornalista, cronista esportivo com MBA em Marketing Político, tem como conduta de vida "Acreditar sempre no ser humano! É sempre melhor viver assim!". Vascaíno desde que se entendo por gente, jogador de botão desde a infância e botonista profissional há 28 anos, Castelli é o fundador da Federação Catarinense de Futebol de Mesa, tendo sido seu primeiro presidente.
....................................
castelli@mundobotonista.com.br
(047) 99669-1990