Painel do Mundo
Por: Jonnilson Passos em 21/09/2024
“A Utilização do Futebol de Botão como Prática Pedagógica nas Aulas de Educação Física Escolar” (2016) foi uma pesquisa conduzida pelas professoras Amanda Cerqueira Paranhos Capitó, Simone Maria da Silva e Patrícia Cavalcanti Ayres Montenegro. O estudo, realizado em uma escola pública de Maceió, focou na promoção da inclusão de todos os alunos nas aulas de Educação Física, utilizando o futebol de botão como uma ferramenta pedagógica inovadora. A pesquisa visou romper com a exclusão observada no futebol tradicional, onde o domínio masculino e a ênfase nas habilidades físicas prevalecem.
A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, envolvendo 195 alunos do Ensino Fundamental I. Observando que meninas e alunos menos habilidosos eram marginalizados em atividades de futebol, as professoras introduziram o futebol de botão como alternativa inclusiva. Diferente do futebol convencional, que exige força física, o futebol de botão exige precisão e estratégia, com o uso da palheta para movimentar os botões. Esse elemento acessível a todos permitiu que meninos e meninas jogassem em igualdade de condições.
Durante um mês de aulas teórico-práticas, os alunos aprenderam as regras e participaram de jogos que promoveram interação e desenvolvimento cognitivo. O estudo mostrou que, ao eliminar a necessidade de força física, o futebol de botão permitiu uma participação ativa das meninas, que antes estavam menos engajadas. Ao final, as alunas demonstraram domínio da palheta e se destacaram no jogo, mostrando-se igualmente capazes de competir.
Com base nesses resultados, introduzo o termo “empalhetamento feminino” – uma expressão sugerida por mim, Jonnilson Passos, para descrever o empoderamento alcançado pelas meninas através do domínio do jogo e da palheta. Assim como a palheta permite controle preciso das peças, o futebol de botão possibilitou que as meninas assumissem o controle e a participação no esporte de forma igualitária.
Convido todas as meninas a se fazerem presentes nas mesas de futebol de botão. Que este jogo seja uma plataforma onde vocês possam se destacar e se empoderar, mostrando seu talento e paixão pelo esporte. Além disso, incentivo os pais, que muitas vezes são atletas, a motivarem não somente seus filhos, mas também suas filhas a participarem do jogo. A prática do futebol de botão oferece benefícios significativos de sociabilidade, tanto dentro quanto fora de casa, criando laços e promovendo a inclusão. As mesas de futebol de botão estão abertas para todos, onde a igualdade e a inclusão são as regras principais.
Viva o Botão, viva a inclusão! Fora misoginia, racismo, etarismo e homofobias.
Biblioteca de "Botão com Ciência"
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Jonnilson Nogueira dos Passos, um apaixonado pelo Futebol de Botão e um talentoso Mestrando em Educação pela UFMA é também, contador, gestor público, professor, e tutor em EaD destacando-se na formação de tutores e formadores de diversas disciplinas a distância. O comprometimento do maranhense com o esporte vai além das competições; ele acredita no potencial do Futebol de Botão como objeto de estudo e pesquisa, com ênfase em sua história, impacto cultural e aspectos técnicos. No portal Mundo Botonista, o educador aceitou o desafio de explorar as fascinantes relações entre o Futebol de Botão e as Pesquisas Científicas no Brasil assinando a coluna Botão com ciência.
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jonnilson@mundobotonista.com.br