Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (25/10/2024)
Prezados amigos e fiéis leitores do “Muito Além das Mesas”. Enfim, eis o premiado com Oscar de Melhor Direção e Melhor Roteiro Original pelo seu filme “Noivo Neurótico, e Noiva Nervosa” (1978), como também os Oscars de Melhor Roteiro Original para: “Hanna e Suas Irmãs” (1987) e “Meia Noite em Paris” (2012), incluindo Globo de Ouro, BAFTA e outros prêmios importantes em sua carreira. Estou falando do elogiado diretor americano nascido do ano de 1935, no Bronx, em Nova York, chamado Woody Allen.
Ele é o destaque nesta coluna do mês de outubro, com um dos seus incríveis filmes no qual eu aqui apresento sendo o genial “Match Point” (2005) sob a sua direção e roteiro. Em seu “Match Point” Woody Allen presta uma homenagem à cidade de Londres, e nele você verá a divisão entre a boa e a má sorte no drama de um professor de tênis, o irlandês chamado Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers).
Chris (Meyers), é contratado para dar aulas de tênis num sofisticado clube londrino. Em suas aulas, ele fica conhecendo Tom Hewett (Matthew Goode) e sua irmã Chole Hewett (Emily Mortiner) pertencentes a uma tradicional e rica família da alta classe inglesa. É desse relacionamento que Chris também conhece a bela e sedutora noiva de Tom (Goode) de nome Nola Rice (Scarllet Johansson) e ao passar dos meses, Chris acaba se casando com Chole (Mortiner). Porém, não demora muito, o cupido foi fatal para Chris e mesmo casado começa uma aventura amorosa com agora a ex-noiva de Tom a jovem Nola que, por sua vez, procura um espaço em Londres para ser atriz.
A vida de Chris, que está trabalhando como executivo de sucesso na empresa do sogro, vira um inferno devido a sua perigosa aventura amorosa e extraconjugal com Nola. A situação vai piorando para Chris que é cobrado pela amante a tomar uma decisão, pois ela está gravida dele, enquanto a sua esposa Chole faz de tudo para engravidar e não consegue. Encurralado e pressionado o tempo todo por Nola, ele toma uma decisão que definirá essa caótica situação. Para isso, Chris arquiteta um arriscado plano diabólico acreditando que colocará um fim nesse tormento criado por ele mesmo. Será que Chris consegue!? Será que a sorte está ao seu lado!?
“Match Point” de Woody Allen é perfeito em tudo. A trama envolve direta e indiretamente todos os personagens de forma inteligente, além de deixar o telespectador na expectativa de querer saber o fim dessa confusão. Estratégia essa que só Woody Allen sabe conduzir na medida certa. Isso é o ótimo “Match Point” um filme que na época concorreu com justiça ao Oscar de Melhor Roteiro Original, mas não levou a estatueta e que agora está disponível para você na plataforma da Amazon Prime. Convide seus amigos ou familiares e confira, é ingresso garantido.
Match Point
Direção:
Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Título original: Match Point
Lançamento: 2005
Produção: BBC Films, Thema productions e Jada productions
Distribuição: DreamWorks Pictures e Icon Film
Duração: (124 minutos)