Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Notícias do Mundo

 Por Jeferson Carvalho (01/05/2022)

Editorial:

MB Prime Challenge: a Bola de Ouro do futebol de mesa.

Prêmio do Mundo Botonista divulga o mais completo ranking já feito no futebol de mesa federado com levantamento do desempenho de todos os atletas do circuito nacional.

Entre tantas novidades anunciadas pela plataforma Mundo Botonista para a temporada 2022 do futebol de mesa, uma ganhou atenção especial por parte dos atletas e aficionados. A divulgação na sexta-feira (22/04) do MB Prime Challenge e o prenúncio do MB Prime Finals para o Rio de Janeiro-RJ ao final da temporada nacional regular preenche uma lacuna importante do organograma do nosso esporte e promete ser um divisor de águas no caminho rumo ao seu profissionalismo.


De modo simplificado, O MB Prime Challenge é um ranking do qual fazem parte todos os atletas do futebol de mesa que disputam as grandes competições nacionais (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Brasileiro Interclubes). É a primeira vez que se faz um levantamento tão completo e minucioso do desempenho dos atletas em partidas oficiais do circuito.


"É um projeto gigantesco, envolvendo uma equipe de 4 pessoas por mais de 6 meses, revisando tabelas, súmulas, digitalizando resultados, computando avanços a fases diferentes dos torneios. Um trabalho de quase quatro meses somente para compilação dos dados. Quando se propõe algo tão meticuloso, um único erro pode gerar incongruências em todo o sistema." Afirma Luiz Ricardo Machado, responsável pela parte operacional do ranking.


Pela descrição de Machado dá pra se ter uma noção da complexidade de toda a operação num universo onde nem todos tratam o registro de dados com a atenção devida. Súmulas preenchidas de maneira errada, nomes diferentes para o mesmo atleta, tabelas incompletas, manuscritas, rasuradas só pra citar alguns exemplos dão a dimensão do tempo e dedicação necessários para se "terraplanar" o banco de dados tornando-o confiável.


O segundo grande desafio foi encontrar uma fórmula capaz de equalizar de maneira justa as diferentes fórmulas de disputa, quantidade de jogos e valências de cada uma das três grandes competições nacionais. Em todo o percurso havia uma grande premissa norteando o projeto - elaborar um ranking que respeitasse destacasse o desempenho efetivo sobre a mesa de jogo. O grupo de trabalho evitou ao máximo encharcar o ranking com pontos de bonificação por classificação, por exemplo, que ofuscassem o que de fato acontecia nos confrontos sobre a mesa de jogo.


José Carlos Cavalheiro, membro da equipe desde o início dos trabalhos comemora o fato de ser um projeto inovador e democrático desde sua construção. "Foram tantas reuniões de grupo nesta fase do processo que perdi as contas. Uma coisa decisiva e que acabava nos dando segurança, sempre que tínhamos de escolher um caminho a seguir, foi o fato de termos feito consultas abertas, debates em fóruns, enquetes em redes sociais, entrevistas com atletas importantes sobre o que a comunidade do futebol de mesa pensava sobre cada um dos tópicos. Em outras palavras, sabíamos o que era considerado justo aos olhos dos grandes interessados - os próprios botonistas." Afirma.

O que o Ranking revela?

O MB Prime Challenge traz o registro completo de todos os jogos entre atletas federados do futebol de mesa da modalidade 12 toques durante uma temporada regular completa em competições nacionais chanceladas pela CBFM. Todo atleta que tenha disputado pelo menos um jogo oficial em qualquer uma das 3 grandes competições nacionais (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Brasileiro Interclubes) consta neste Ranking com fichas completas de desempenho - jogos disputados, pontos conquistados, vitórias, empates, derrotas, número e média de gols marcados e sofridos, saldo de gols, percentual de aproveitamento dos pontos disputados entre muitos outros dados. É possível visualizar não somente os confrontos entre os atletas mas também a competição e a fase pela qual determinado jogo era válido.


Este último filtro, aliás, é essencial para a construção da justiça do Ranking. Caso contrário, uma vitória conquistada por um atleta disputando a Série Bronze de um Campeonato Brasileiro teria o mesmo peso que uma vitória de um outro atleta que estivesse disputando os jogos decisivos da Série Ouro, por exemplo. Foram nestes casos (e somente nestes) que se fez necessário a aplicação de fórmulas de bonificação que valorizassem o avanço dos atletas às fases ais agudas e difíceis dos campeonatos. A mesma lógica se aplicou aos outros eventos.


Periodicidade de atualização       

O MB Prime Challenge será sempre atualizado após cada um dos Majors nacionais funcionando como um ranking rotativo. Assim, as estatísticas e pontos conquistados num Campeonato Brasileiro, por exemplo, são integralmente substituídos pelos números da edição mais recente. O objetivo é manter um panorama completo do desempenho dos atletas com dados fiéis e sempre retroativos dos últimos 12 meses. Ao final da temporada regular completa, os atletas mais bem ranqueados recebem convites para a disputa do MB Prime Finals.

MB Prime Finals

O MB Prime Finals, que ganhará a companhia de mais um nome (com naming rights ainda em negociação) é uma nova competição que reunirá ao final de cada temporada regular os botonistas com melhor classificação nos rankings MB Prime Challenge supra-categorias (adulto, master e sub-18). O super-evento, que terá sua primeira edição realizada no Rio de Janeiro-RJ (com data a confirmar) promete grandes surpresas como uma cobertura especial do Mundo Botonista com jogos simultâneos multicanais e encerrará a temporada premiando o MVP com a incrível Taça Espelhada - o troféu especial com mais de mil cacos de espelho - símbolo da competição e que já vem dando o que falar nas redes sociais.

A temporada ainda vai começar e alguns dos melhores botonistas do Brasil já se manifestaram sobre o desejo de jogar o Prime Finals. 11 vezes campeão nacional, Roberto de Lara Rodrigues (Robertinho), afirmou ter grande interesse na competição: "Eu sempre busco estar entre os melhores - este evento é uma oportunidade de estar entre os melhores. Só quero saber qual é a data." Outro craque que já se manifestou sobre o Prime Finals foi o Campeão Mundial e tricampeão Sulamericano Jefferson do Amaral Genta: "Eu estava meio em dúvida se jogaria a Copa do Brasil este ano, mas agora com Prime, a Copa do Brasil passa a ser essencial. Vou participar com certeza." Confiante, o atleta da Sociedade Esportiva Palmeiras, tricampeão brasileiro (1991, 2002 e 2014) manda um recado aos oponentes - "Eu não só vou jogar o Prime, como também vou para ganhá-lo. Podem anotar aí!"


E aí, Já tem seus favoritos? Quem você acha que será o primeiro Prime Champion e levará para sua sala de troféus Taça Espelhada? Façam suas apostas!

Idealizador do Mundo Botonista, o paranaense Jeferson Aparecido de Carvalho, formado em Letras, professor de línguas e literatura é um artista multi-talentos. Design gráfico, pintura, literatura, linguagem web, música - seu espectro criativo, livre e variado, é uma espécie de assinatura visual de toda a plataforma Mundo Botonista (portal, blog, stream, redes sociais, e principalmente as produções audiovisuais). Apesar do razoável sucesso como atleta e de ter sido presidente da Federação Paranaense, nada que tenha feito no futebol de mesa merece mais destaque que suas contribuições extraordinárias para a criação de uma linguagem audiovisual que aproximou o esporte das mídias contemporâneas de informação e comunicação.
....................................
jeferson_carvalho@mundobotonista.com.br
(043) 99823-0707


Jeferson Carvalho
Posts anteriores 
Por Julio Simi Neto 23 de novembro de 2024
Muito além das mesas
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Mostrar mais
Share by: