Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (08/04/2023)
Caro leitor do “Muito Além das Mesas”, o Oscar de 2023 passou e entre os premiados está o impactante "Nada de Novo no Front" (2022), produção europeia do competente diretor alemão Edward Berger. O excelente filme faturou este ano, com justiça, cinco Oscars, nas categorias Melhor Fotografia, Direção de Arte, Trilha Sonora Original, Design de Produção e Melhor Filme Estrangeiro.
Na verdade, "Nada de Novo no Front" foi baseado no livro que possui este título, lançado em 1929, contendo fatos reais e que foram escritos pela experiência do soldado alemão Erick Maria Remarque (1898 – 1970), que esteve nesta guerra.
Na época, o livro foi um best-seller, com milhares de cópias vendidas, traduzidas em várias línguas e até hoje é sucesso. O cinema logo produziu em 1930 o longa inspirado neste livro e, depois de 92 anos, veio o caprichado remake que irei abaixo comentar.
"Nada de Novo no Front" leva você à 1ª Guerra Mundial (1914 – 1918), quando um jovem com nome fictício de Paul Baumer (Felix Kammerer em ótima atuação) e seus amigos de escola vão para a guerra servir seu país de forma patriota e corajosa. Eles são encaminhados para o front de batalha bem entre os inimigos, sendo a França e a Inglaterra.
Começa ali lentamente a mudança do ingênuo Paul (Kammerer) diante dos horrores da guerra, somado com a perda dos seus amigos durante as batalhas. O que você irá ver é a incrível transformação de um rapaz simples, sonhador e alegre em um soldado realista, cruel e frio.
"Nada de Novo no Front" possui uma megaprodução, gastou milhões dólares e o final deste trabalho foi compensador. O filme é longo, mas quem o assiste não percebe o tempo passar. Tudo é muito bem retratado, fazendo você entrar no clima daquela que foi até então uma das mais mortais guerras na história da humanidade.
É um filmaço que merece ser conferido, mesmo você não gostando de filmes que tem as guerras como tema. "Nada de Novo no Front" é diferente. Além de possuir um ótimo fundo psicológico, inclui, entre outras qualidades, uma trilha sonora genial. Se você ainda não conferiu essa obra prima do cinema europeu, então vá até a Netflix e descubra o porquê deste filme ganho 5 estatuetas.
Nada de novo no front
Título original: All quiet on the Western front
Lançamento: 2022
Estúdio/produtora: Netflix Original
Duração: 2h23min.