Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (08/04/2023)

Nada de novo no front.

Caro leitor do “Muito Além das Mesas”, o Oscar de 2023 passou e entre os premiados está o impactante "Nada de Novo no Front" (2022), produção europeia do competente diretor alemão Edward Berger. O excelente filme faturou este ano, com justiça, cinco Oscars, nas categorias Melhor Fotografia, Direção de Arte, Trilha Sonora Original, Design de Produção e Melhor Filme Estrangeiro.


Na verdade, "Nada de Novo no Front" foi baseado no livro que possui este título, lançado em 1929, contendo fatos reais e que foram escritos pela experiência do soldado alemão Erick Maria Remarque (1898 – 1970), que esteve nesta guerra. 

Na época, o livro foi um best-seller, com milhares de cópias vendidas, traduzidas em várias línguas e até hoje é sucesso. O cinema logo produziu em 1930 o longa inspirado neste livro e, depois de 92 anos, veio o caprichado remake que irei abaixo comentar.


"Nada de Novo no Front" leva você à 1ª Guerra Mundial (1914 – 1918), quando um jovem com nome fictício de Paul Baumer (Felix Kammerer em ótima atuação) e seus amigos de escola vão para a guerra servir seu país de forma patriota e corajosa. Eles são encaminhados para o front de batalha bem entre os inimigos, sendo a França e a Inglaterra. 


Começa ali lentamente a mudança do ingênuo Paul (Kammerer) diante dos horrores da guerra, somado com a perda dos seus amigos durante as batalhas. O que você irá ver é a incrível transformação de um rapaz simples, sonhador e alegre em um soldado realista, cruel e frio. 


"Nada de Novo no Front" possui uma megaprodução, gastou milhões dólares e o final deste trabalho foi compensador. O filme é longo, mas quem o assiste não percebe o tempo passar. Tudo é muito bem retratado, fazendo você entrar no clima daquela que foi até então uma das mais mortais guerras na história da humanidade. 


É um filmaço que merece ser conferido, mesmo você não gostando de filmes que tem as guerras como tema. "Nada de Novo no Front" é diferente. Além de possuir um ótimo fundo psicológico, inclui, entre outras qualidades, uma trilha sonora genial. Se você ainda não conferiu essa obra prima do cinema europeu, então vá até a Netflix e descubra o porquê deste filme ganho 5 estatuetas.

Nada de novo no front
Título original: All quiet on the Western front
Lançamento: 2022
Estúdio/produtora: Netflix Original
Duração: 2h23min.

Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: